A Educação Exclusiva


Agora chamam-lhe de "Educação Inclusiva".
Outrora, a designação era "Ensino Especial".
No entanto, esta "Educação" nunca foi tão "Exclusiva".

C omecemos por falar do Exmo. Sr. Dr. Gonçalo Olim, Diretor de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados (DSATE). Um tacho feito à medida, das suas relações familiares. Alguém com um completo desconhecimento sobre os Apoios Técnicos e Especializados e que está mais interessado em dar-se a conhecer às estagiárias da DRE. Ou será que alguém achou surpreendente que a candidata Décia Teixeira tenha sido colocada em 1º lugar no concurso público com 20 valores na entrevista e na prova? Uma psicóloga recém-licenciada, cuja única experiência profissional trata-se de um estágio. Semelhante situação aplica-se à maioria dos restantes colocados. Exmos. Srs. Drs. sem experiência ou formação de maior ultrapassaram psicólogos com mais de 10 anos de experiência (que nem à entrevista foram convocados).

Falemos agora da Sra. Dra. Joana Xavier, Chefe de Divisão de Apoios Técnicos Especializados da DRE, desde 2016 (ou seja, um tacho por nomeação já com 5 anos!). Esta Exma. Sra. Dra., que tem direito a jornada contínua por ter filhos menores de 12 anos de idade, "aproveita" o tempo com os filhos para ganhar mais uns trocos no privado (no Hospital da Luz). Isto para não falar do seu horário flexível! No serviço público, não exerce enquanto psicóloga nem permite que os demais exerçam. É apologista de um acompanhamento psicológico em consultoria (lançar umas estratégias genéricas e banais para o ar) ou com projetos de faz de conta (sim, faz de conta que se trabalha!). Mas, vai para o privado realizar atendimentos em "Necessidades Educativas Especiais e Psicologia da Educação". Atendimento esse, individualizado (aquele que não faz nem quer que se faça no sistema público!).

A coleção EXCLUSIVA de cromos completa-se com a Exma. Sra. Dra. Dina Aveiro, Chefe de Divisão de Acompanhamento Educativo Especializado. Basicamente, está à frente de todos os CREE (Centros de Recursos Educativos Especializados da DRE), quando na sua experiência profissional apenas integrou um CREE poucos meses antes de receber o tacho. Completamente desnorteada do que são as suas funções, precisa que a amiga (a Exma. Sra. Dra. Joana Xavier) lhe dê uma mãozinha.

Três psicólogos que pouco ou nada fazem e esbanjam os descontos de todos os contribuintes para se pavonearem. Por esse motivo entram mais 7 psicólogos lá para outubro (está quase!). Estes 3 que já integram a DRE como não queriam um trabalho, arranjaram um emprego! Um desprestígio para toda uma classe profissional. Até porque ética é algo que parece não fazer parte das suas condutas.

Parabéns ao Governo Regional, por compactuar com esta Educação "EXCLUSIVA" e continuar a perpetuar o compadrio e falta de competência numa área tão nobre como a das necessidades educativas especiais! Pobres das famílias que dependem do sistema público. Porque se as chefias são estas, nem vos conto como tudo (não) funciona no quotidiano das escolas!

Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 23 de Setembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira