Meteorologia: vamos ter mais do que 30-30-30 favorável a incêndios


P arabéns pelo vosso site e cuidado com a moderação, não acho que todos os textos mereçam sair, isso não é censura mas manter a qualidade do site. Quanto mais credível, mais gente capaz tem vontade de contribuir com algo útil para todos e não bilhardice política. Tem o seu lugar, tolera-se mas, não deve consumir a fatia de leão. A política só é interessante para quem anda nela.

O motivo porque decidi escrever é porque vem aí um vaga de calor, vindo de Este, é impossível não ligar ao sucedido na Turquia, Grécia, Itália e suas ilhas, com a onda de calor a chegar a 47ºC perto de Siracusa, na Sicília, nesta última terça-feira, local que detém o recorde histórico de 48,5, em 1999, e que pode vir a ser superado nos próximos dias. O anti-ciclone com o sugestivo nome de Lúcifer está a actuar com a onda calor de forma cada vez mais extensa, migrando para regiões centrais da Itália continental, como a Toscana, Lázio e a capital Roma. Mas também para o nosso lado ...

Estamos a falar deste calor mediterrânico a chegar nas franjas à Madeira. A nossa meteorologia cumpriu o seu dever de informar mas evita dizer que consequências práticas pode ter, parece um tabu ou ser desnecessário preocupar as pessoas. Eu, pelo contrário, acho que se deve precaver as pessoas porque muitas estão deslocadas em férias e devem tomar providências com os seus, pelo menos pedir que alguém esteja vigilante. Nesta terra habituaram-se à lei da rolha para tudo, começa a ser doentio.

Vamos ao que interessa, aquela máxima dos 30-30-30, sobretudo de calor e humidade relativa vão se sentir na Madeira a partir do fim de semana, o calor aumenta sábado e decresce na quarta mas daqui para a frente teremos o tempo típico de Verão acentuado pelas alterações climáticas. Significa que a onda de calor pode não ter consequências imediatas mas, a constante a partir daqui, incrementa a secura. Felizmente tivemos chuva no passado fim de semana mas a humidade relativa estará baixa já neste fim de semana. É evidente que falo na perspectiva de incêndios.

A propósito dos incêndios quero fazer um reparo, já viram a relação entre o confinamento por causa do Covid-19 e a baixa quantidade de incêndios? Isso diz o quê? Que o homem é mais nocivo que as alterações climáticas em relação aos incêndios? E repararam que o passado ano foi de poucas limpezas à volta das casas ou terrenos próximos? Voltamos ao homem ser mais perigoso que o clima?

Não venho para aqui debitar números da previsão meteorológica para me justificar, só dizer que se sentirá vaga de calor de Sábado a Quarta-feira, com maior incidência entre Domingo e Terça-feira, condições propícias a incêndios, ninguém foi capaz de dizer isto e é de elementar bom senso com gente de férias!

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 12 de Agosto de 2021 10:27
Todos os elementos enviados pelo autor.