Deus criou a Madeira, a "construção" a estupidez.

 

Link
U m Projeto da Câmara Municipal de São Vicente pretende construir um parque de estacionamento sobre a praia, que a concretizar-se deverá avançar seis metros para cima do calhau.

A informação é avançada esta terça-feira pelo grupo 'SOS Salvem o Surf', que deixa o alerta através de uma nota enviada às redações. 

A conhecida onda da Esquerda da Padaria em São Vicente, na ilha da Madeira, corre perigo de extinção devido ao projeto da autarquia local para a 'Requalificação da Frente Mar de São Vicente'.

O projeto, que está em fase de discussão pública, passa pela construção de um parque de estacionamento sobre a praia, que a concretizar-se deverá avançar seis metros para cima do calhau, de acordo com o grupo 'SOS Salvem o Surf'. Este indica que a obra colocará em causa não só a formação da onda, mas consequentemente também terá efeitos adversos ao nível da sustentabilidade do comércio local.

Um "atentado ambiental" é assim que Valter Miranda, responsável pelo grupo 'SOS Salvem o Surf' na ilha da Madeira, considera este projeto.

No seu entender, a frente marítima de São Vicente poderia ser alterada, mas para tal bastava "colocar o trânsito em sentido unidirecional e colocar os estacionamentos em espinha e haveria espaço para um passeio e o número de viaturas a estacionar era muito maior".

A outra solução incide sobre os três parques de estacionamento que já existem na zona. Diz Valter Miranda que se os "funcionários e proprietários dos estabelecimentos comerciais da zona estacionassem as suas viaturas nesses locais, haveria muitos mais estacionamentos livres na marginal de São Vicente".

Valter Miranda pede ainda o contributo de todos os "amantes da natureza e do mar" através da resposta à consulta pública sobre a 'Requalificação da Frente Mar de São Vicente', pedindo à comunidade que responda "Não Concordo" na mesma. A consulta abriu na passada segunda-feira, dia 5 de julho, e encerra no próximo dia 13 de agosto.

Declaração de Valter Miranda (surfista, engenheiro do ambiente e responsável pelo grupo 'SOS Salvem o Surf' na ilha da Madeira):

"O promotor pretende construir um passeio de betão em cima da praia avançando 6 metros para cima do calhau.

Todos nós sabemos que o mar tem muita força naquela área e que facilmente poderá danificar o eventual passeio.

Muitos dirão que 6 metros é uma pequena invasão numa praia com cerca de 20 metros de largura (medidos esta semana), mas tenho imagens em que a praia tem apenas 6 metros.

Qualquer pessoa sabe que o calhau rolado é dinâmico e que se “adapta” às ondulações de modo a proteger a costa. A rebentação vai arrastando o calhau para o mar as ondas vão quebrando mais longe da costa assim como nos tempos de calmaria a rebentação volta a trazer o calhau para terra.

Algo que também há que ter em conta é que, caso o projeto seja aprovado, tenho a certeza de que a empresa de construção que vai realizar a obra irá usar o calhau da praia para fazer os muros de betão ciclópico (não estou a vê-los a comprar pedra e transportá-la ate à praia havendo tanta ali). Isso vai contribuir para a desproteção da costa e da hipotética obra. E daqui a uns anos toca a meter quebra-mares para proteger uma obra desnecessária.

A retirada das pedras anteriormente referida vai contribuir para que os fundos se alterem e consequentemente as ondas também, perdendo assim o Sítio do Calhau de São Vicente, uma forma de rendimento que contribui e muito para a movimentação dos estabelecimentos comerciais da zona.

Apenas para terminar, quero dizer que realmente a frente mar de São Vicente poderia ser alterada. Na minha opinião, bastava colocar o trânsito em sentido unidirecional e colocar os estacionamentos em espinha e haveria espaço para um passeio e o número de viaturas a estacionar era muito maior. Outro facto é que existem a menos de 3 minutos a pé 3 estacionamentos que normalmente estão vazios: um na foz da ribeira, outro no estádio dos juncos e outro no Centro do Ouro. Se os funcionários e proprietários dos estabelecimentos comerciais da zona estacionassem as suas viaturas nesses locais, haveria muitos mais estacionamentos livres na marginal de São Vicente.

Amantes da natureza e do mar, participem neste processo impedindo este atentado ambiental!"