"12 anos escravo" ... não mais

 

É pena se ver os jornais regionais presos as agendas do Governo Regional e do PSD na forma de iniciativas que dão jeito a engrandecer governantes, candidatos, políticas e rejeições diplomáticas. É pena se ver bons jornalistas a se degradar espartilhados no seu local de trabalho que foi comprado por DDT do sistema. É pena se ver actos de incapacidade de gestão e de manutenção de dívida tornados em actos heróicos do "bezerro de ouro", onde ninguém diz que não se abate dívida para ficar com dinheiro disponível para obras e, fazem-se contas de como se poupa quando estamos a ficar fora do aval do Estado. Ou seja, diz-se que é uma alegria menos juros mas não se diz o que demos de garantia. Já no CM se falou do estado do nosso Aeroporto e da conversa do IVA, continuamos a dourar a pílula com desinformação.

Por outro lado, um agente de interesses monopolista e câmara de eco do Governo Regional, com sede na ACIF, diz que precisamos de mais Autonomia no CINM, na mesma fórmula da Região que a menciona no sentido de alguns serem menos fiscalizados e perpetrarem o saque final da cleptocracia. Quando nunca damos um passo no sentido de mostrar aos outros um compromisso com a idoneidade insistimos, pela necessidade de alguns grupos, nas várias tentativas de manter ou converter os mecanismos de branqueamento, que nos estão a afastar cada vez mais dos centros de decisão. Estamos a ficar cada vez mais isolados com as iniciativas e estratégias concebidas no passado para "lavar barato" que não quer mudar, a par de um modelo económico ultrapassado que insulta todos aqueles que não querem ser mais explorados e humilhados na sua formação, nem consentem prosseguir presos nas áreas económicas que tem gerado pobres, emigração e saneamento demográfico.

Temos nos jornais muita gente a desconversar com coisas desinteressantes para a realidade actual, a par de uma massa jornalística que não questiona com sentido crítico ou de contraditório. A caminho do inevitável colapso, mais uma vez mas sempre heróico, como na Venezuela de Maduro ou na certeza de Trump, cada um acha que se estiver muito bem relacionado com a máfia estará a salvo de pagar as consequências. Todos eles não se importam com o futuro colectivo da Madeira mas, em total sentido egoísta, só com o seu.

Vemos poucos a dizer a verdade, ostracizados por uma máfia de coro e de likes que impõe uma ficção nas redes sociais, na sequência das notícias e comentários dos jornais do poder, à base de reacções bajuladoras, provocadoras e desafiadoras, contando com um povo anestesiado que não pára para pensar, levado por ilusões, entretenimentos e, neste momento, por muitos anúncios e maquetes que tresandam de jogada gasta. Tudo são ciclos repetitivos para manter o sistema, com outras caras e narrativas mas, nunca saímos do lugar. Estamos atrasados, muito atrasados, alimentados por dinheiro mal gerido da Europa, caso contrário não se registava a pobreza que temos.

Vem aí a Bazuca, essencialmente para a Saúde, para a economia em volta do clima, para os cidadãos. Chegaremos ao fim, pode escrever, ainda mais pobres e ninguém vai questionar. Tudo está já armadilhado para os mesmos, lê com atenção o Plano de Recuperação e Resiliência. Tem coragem e acorda. Se és jovem e madeirense, se não queres ir para a "guerra", perde o medo de abandonar o seio familiar e a zona de conforto que te cria, vai à vida, há muito mais mundo para descobrir e fazer redescobrir, noutra versão, a tua terra. É bom para ti e para a tua família quando precisar de ti. É bom para a tua valorização pessoal e compensa muito ter a tua liberdade, se ficares, serás sempre e de alguma forma escravo e maltratado.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 8 de Julho de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.