DRC – As “Novas Alianças” de arame farpado, da Paz.

 

N o passado dia 29 de Maio, realizou-se num conhecido Monumento Nacional, um concerto de estreia duma banda de 8 elementos, em que os mentores do projeto em questão, numa entrevista de rádio dada dias antes do evento, admitiram que decidiram criar um “conceito inovador”, homenageando a Música Portuguesa e alguns dos seus poetas mais conhecidos. “Ideias geniais”, que não invalidam as criadas no passado por outros artistas locais, e de bom nome, como o saudoso Sérgio Borges, assim como, com outros cantores do mesmo calibre de gerações seguintes, e com carreiras sólidas a nível regional.

Esta banda recebeu um apoio da SRTC, e teve também o apoio das senhoras e donas da DRC, que até estiveram presentes no evento. O que tal me espanta e deixou-me completamente indignado (explicar-vos-ei mais à frente neste texto).

A banda é constituída por alguns músicos de excelência da nossa praça, e apesar de não ter estado presente no evento, sei que musicalmente o concerto correu da melhor forma possível. Pese embora a falsa notícia lançada nas redes sociais, em que estes espalharam aos 7 ventos, o facto dos bilhetes para o seu espetáculo terem esgotado, nas 48 horas seguintes após o lançamento do cartaz. Técnicas de marketing, baseadas em puras falsidades e sensacionalismo. O valor deste evento até agora não está disponível, na basegov, nem no JORAM, nem em lado nenhum. 

Seria interessante sabermos os valores disponibilizados com dinheiros públicos, já que recentemente criou-se um motim nas redes sociais, onde se fez uma negra e agressiva campanha contra um conhecido cantor da nossa ilha, onde se exigia saber os valores recebidos deste músico pela SRTC, enquanto este organizou, de FORMA EXEMPLAR, um evento onde abriu amavelmente as portas da sua casa, e deu trabalho a DEZENAS de músicos, técnicos de som e de audiovisual.

Novamente há uns dias atrás, deparei-me com outra notícia, no DN, onde relata um protocolo por parte da SRTC, a outro projeto. Mais outro “conceito inovador”, criado por dois elementos da anterior banda. E dizem eles que é um “conceito perdido no tempo”, onde quase nem existem registos credíveis. Estes apoios, seriam na minha humilde opinião, muito melhor aplicados, em outras(os) fadistas a nível regional, com carreiras sólidas e alguns até com álbuns já gravados que, neste momento, precisam de novo suporte de investimento para  impulsionar de novo o seu percurso musical que, tal como outros artistas, estagnaram devido ao impacto da pandemia.

Sendo eu, um defensor acérrimo da Cultura, concordo obviamente, que se deva apoiar ao máximo os artistas locais. Só acho muito estranho esta súbita vontade da DRC, principalmente na pessoa de Maria Paz, estar a ajudar tanto estes dois projetos, quando ainda no ano passado e inícios de 2021, andava a contatar músicos locais e a fazer de tudo para bloquear dois dos músicos pertencentes a estes projetos.

A minha dúvida sugere várias hipóteses:

  1. Será que resolveu aproximar-se destes novos projetos, para poder usar nas suas célebres produções?
  2. Ou será que alguém descobriu alguns dos seus podres e, desta vez, ela é que anda a ser manipulada e chantageada?

De qualquer forma, aquilo que se fala dentro de alguns gabinetes do PSD, é que esta Técnica Superiora, está a dar muito nas vistas, pelos seus gastos exorbitantes em espetáculos da sua produção. Mas, uma vez que pertence ao pomar do laranjal, não pode ser afastada do sistema de qualquer forma e feitio.

E como a sua cara metade finalmente irá reformar-se ainda este ano, tudo indica que fique completamente desprotegida e fragilizada.

Por isso a promessa do PSD. A de que Pedro Calado ao ganhar a C.M.F, coloque de novo a dita senhora no lugar onde ela foi feliz, sem fazer nada durante 19 anos, ou seja, no antigo Museu Baltazar Dias, que após a entrada de Sandra Nóbrega, transformou-se num Teatro de VERDADE.

Meus caros, perante tais falsidades e astúcias a que a DRC já nos habituou, termino o meu texto desejando boa música e muita sorte aos artistas locais, e espero que esta pandemia termine o mais rápido possível, para podermos usufruir novamente de concertos e festivais.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 17 de Junho de 2021 11:36
Todos os elementos enviados pelo autor.