A qualidade da Qualidade do Ar.

 

U ma pequena notícia no tal Diário independente, que ainda não fechou portas, anunciou que o Funchal era a “3ª Cidade com o ar mais limpo da Europa” (link). Ninguém dúvida da veracidade do texto visto a fonte ser fidedigna mas, o modo como se dá a notícia é que diferencia o Jornalista. Pelo que se percebeu, o Sr. Jornalista fez o seu trabalho, isto é, recebeu a informação e replicou-a para os leitores sem se preocupar em saber mais ou aprofundar o assunto.

Já todos percebemos que o que  interessa é colocar a notícia na rua antes da concorrência porque, nos tempos de crise que correm, não dá tempo para investigar mais e elucidar os leitores interessados.

O leitor desatento fica apenas a saber que a cidade do Funchal ficou colocada em terceiro lugar de todas as cidades europeias, abaixo dos 0.3ug por metro cúbico, entre 323 cidades analisadas pela Agência Europeia do Ambiente e, como isso é um facto inegável, fez-se disso uma notícia.

Pelo que se percebe no mapa da AQI -World Air Quality Index (link), a Direção Regional de Ambiente tem três estações de Qualidade do Ar. Uma no nó da Ribeira de São João, outra em São Gonçalo, e ainda outra na cidade de Santana.

Alguns investigadores afirmam que o nó de São João não é o local ideal para medir o que quer que seja porque é uma zona sujeita a ventos ascendentes e descendentes e por isso não deveria ser referência para coisa nenhuma, assim como a estação colocada em São Gonçalo no cimo de uma vertente com o mesmo problema. 

Para quem se lembra, uma Estação da Qualidade do Ar estava instalada na baixa do Funchal, mais precisamente no Largo dos Restauradores mas, depois foi retirada por motivos desconhecidos, o que nos leva a pensar que, no limite, colocar-se-ia uma estação no Parque Ecológico do Funchal para obter valores espetaculares da Cidade do Funchal.

Concluindo, se o Funchal tem duas estações, a Cidade de Santana tem uma, com melhores valores, e não é considerada na análise, tal como os valores espetaculares da Cidade da Horta, nos Açores.

Que valores foram enviados à AEA? Os da Estação do nó de São João, os de São Gonçalo ou os de Santana? 

Para quem estiver interessado, os dados da qualidade do ar da Madeira na AQI podem ser verificados, em tempo real, em (https://aqicn.org/map/portugal/pt/), onde se observa que em Portugal existem dezenas de cidades com valores abaixo do Funchal.

Como sempre, os jornais prezam-se por dar as boas notícias sem se preocuparem em investigar o assunto, pois para eles factos são factos. Fidedignos.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 18 de Junho de 2021 15:10
Todos os elementos enviados pelo autor.