Respeito pela Camacha!

 

A Camacha volta a estar na conversa do dia após o Município de Santa Cruz anunciar o início da intervenção no Largo Conselheiro Aires de Ornelas (conhecido igualmente por Largo da Achada). É incompreensível a não divulgação pública, passível de ser consultada por um qualquer mortal, do projeto elaborado para aquele espaço que pode estar sob a gestão camarária, mas pertence a todos os CAMACHEIROS!!! 

Atendendo que não sofro por antecipação, quero crer que a requalificação do espaço irá garantir, no mínimo, a mesma área de jardins que tanto caracterizam o Largo. Esperamos que o muro das lamentações, aliás o monumento que simboliza o local onde se jogou futebol pela primeira vez em Portugal, seja readaptado com a importância que merece. Que existam locais (e muitos!) que se permita contemplar a flora (preservar as espécies endémicas) existente e que o solo permita que qualquer pessoa (incluindo as portadoras de mobilidade reduzida) possa desfrutar do espaço sem encontrar barreiras arquitetónicas. Que se modernize e inove no âmbito da reformulação do Parque Infantil. Quero acreditar igualmente que será contemplada uma cobertura para o polidesportivo ali existente, bem como que tenham em conta o tipo de piso a colocar, que seja sintético (mas não com relva), o que permitirá à dinamização de um variado conjunto de atividades desportivas, bem como dando a possibilidade de implementação de outras (inovar!), sem descurar as atividades socioculturais que poderão ser realizadas no referido espaço, em virtude do clima característico da Freguesia. Que não se esqueça igualmente de garantir as infraestruturas de apoio à realização destes eventos [por exemplo: sala de arrumações e balneários (reutilizar os antigos WC situados por debaixo do Mercadinho)]. Defendo que efetivamente que se reformule o centro da Freguesia, o antigo Largo da Achada vai deixar saudades, mas os tempos são outros e o estado atual da Freguesia exige este e outros investimentos. 

Senhores de Santa Cruz, aproveito a oportunidade para deixar a sugestão de arranjarem solução para as instalações da Junta e dos Correios que, do ponto de vista funcional e arquitetónico, em nada abonam para a prestação de um serviço de qualidade que a população da Camacha merece. Opções não faltam!!!

Posto isto, nunca é demais lembrar que a Governação Social Democrata na Câmara e Governo Regional discriminou durante décadas a nossa Freguesia, e quando lá esteve um camacheiro, pior foi. Contudo, ainda vão a tempo (no Governo Regional) de procurar remendar (se é que isso é possível!) o descrédito que temos por vós. Atendendo às promessas (caídas em saco roto) do Governo Regional em ajudar no investimento da nossa Freguesia podem, primeiramente, dispensar uma das duas sedes do PSD em redor do Largo da Achada, em prol da utilização e dinamização pelos mais diversos grupos socioculturais e desportivos da Freguesia.

Deixo a dica também de requalificarem metade de uma “sede” que, há mais de uma década está em desuso. Mas caso sejam resistentes em ceder estes vossos “braços armados” podem fazer o obséquio de articular com o vosso amigo (sim, aquele que beneficiou das infraestruturas construídas na Quinta BEAM, com o empolamento dos valores pagos pelo Governo, através do Instituto de Habitação da Madeira), a expropriação do referido espaço e concretizem as promessas de investimento que já vêm do tempo do “tio” Alberto João.

Portanto, ilustres senhores de Santa Cruz e do Governo Regional, a Camacha é dos Camacheiros, e pouco nos importa se quem nos governa é laranja, verde, vermelho, rosa ou azul. Queremos que nossa Freguesia tenha o desenvolvimento e o investimento que, noutros tempos (no das vacas gordas e quando havia dinheiro de fartura), foi destinado para outras localidades e a Camacha ficou a perder (sempre!). A Camacha, por toda a sua história e por todo o seu espólio necessita urgentemente de ser revitalizada, de forma a se tornar atrativa para os investidores privados e uma localidade agradável para os seus residentes.

Meus senhores, mais respeito pela Camacha e pelos Camacheiros sff.

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2021 22:05
Todos os elementos enviados pelo autor.