Gala dos Caracóis Dourados

 

Sejam bem-vindos a 3ª gala dos Caracóis Dourados, os prémios mais aguardados do arquipélago.

T odos os anos, os maiores especialistas da Universidade de inverno do P.I.F.O.U de V.E.Z. (Partido do Ilhéu de Fora Unido, Voz Emblemática dos Ilhéus), reúnem-se para escolher e deliberar, sobre os famosos óscares da inércia e da falta de estratégia para Ilha Dourada.

Mesmo vivendo um ano particularmente difícil, o Ilhéu de Fora não quis deixar de mostrar aquilo que não acontece ou aquilo que não se faz. São doze, um por cada mês, mas podiam ser muitos mais.

Vamos então a lista de prémios:

Prémio “ Carbono Zero” - Uma ilha que pretende ser a primeira a ver-se livre dos combustíveis fósseis, não se entende a falta de investimento na mobilidade suave, nomeadamente na ciclovia existente. Está muito degradada e perigosa.

Prémio “Biosfera-mente” - Parabéns a todos os que trabalharam para que o Porto Santo fosse integrado na reserva da Biosfera. Agora só falta cumprir os estatutos da entidade e promover a defesa da Ilha, nomeadamente, reabilitando a Fonte de Areia, as dunas, o património e mais importante de tudo, promover o reconhecimento da nossa cultura e o bem estar dos porto-santenses.

Prémio “quem ficou com a chave?” -  Sendo uma terra de turismo, é inacreditável o abandono a que estão votados alguns dos edifícios mais emblemáticos da Ilha. A Capela da Misericórdia, para quem não sabe onde fica, está ali ao lado do edifício da câmara e está esquecida. Convém recordar que a Misericórdia, faz parte da história do Porto Santo, nos momentos de maior aflição, quando havia fome e epidemias. A Casa do Bispo do Hawaii, podia ser também a casa da Diáspora porto-santense onde podia estar a história dos nossos emigrantes, que tiveram de abandonar a Ilha à procura de sustento;

Prémio “limpem o pó” - Outro dos edifícios que se encontra sem utilização é o antigo restaurante Solar do Infante. Dada a sua centralidade, sugeria que fosse aproveitado para a criação de um Centro Interpretativo da Reserva da Biosfera.

Prémio “Sporting” - todos os anos os adeptos leoninos tem a esperança de serem campeões. Todos os anos os profetas ficam à espera de que se consiga arranjar uma barcaça, chalupa, escuna, casca de noz, traineira ou afins, que garanta a continuidade territorial prevista na Constituição da República. Se todos os partidos estão de acordo quanto à necessidade do barco e nada acontece, é porque temos políticos com duas caras. E o Presidente Marcelo tem viagem para o Porto Santo, para a semana? Estamos à espera.

Prémio “Conde do Porto Santo” - Como tive oportunidade de dizer em sede própria, queremos os títulos para quê? Nós tivemos um Conde com o nome da Ilha, mas que nunca lá passou e temos uma mão cheia de títulos que até hoje pouco serviram para beneficiar a Ilha, mas muito para promoção de políticos. Queremos continuar a ser o segredo mais bem guardado?

Prémio “Centro na Periferia” - No Verão os turistas que passam pela Ilha, não passam pelo Centro Histórico. Isto só acontece porque somos bons a fazer obras e depois não a valorizamos, como é o caso da Rua Manuel Gregório Pestana. Somos bons a substituir o típico basalto madeirense, por um granito qualquer e depois fica por aqui a intervenção pública. O Centro em 600 metros, tem 600 anos de História. Poderia ter sido aproveitado para os 600 anos, mas não. Festival/Carnaval Colombo é um bom ponto de partida, mas é preciso mais. Tenho a certeza que a maioria dos turistas do all-inclusive, não passa pela Vila, por isso, o Centro fica na periferia. E a Doca?

Prémio “ Outra vez o Colombo” - Parece que a Praça que vai nascer ali ao pé da Baiana e da Câmara, terá o nome do navegador. Porquê? Será que não podia chamar-se Praça do Município, Praça da Ilha Dourada, Praça do Povo, Praça dos Profetas, etc … Pensem nisso!

Prémio “ matamorra” - Foi num buraco parecido a uma matamorra que se enterrou o desporto do Porto Santo. Tirando honrosas exceções que todos conhecem, o que não morreu está moribundo. Parece que ninguém se importa e isso é muito triste.

Prémio “ Dessalinizadora" - Durante centenas de anos o Porto Santo sobreviveu com falta de água e isso seria uma inevitabilidade. No entanto, foi encontrada uma solução que desbloqueou o desenvolvimento da Ilha. O mesmo se passa com os transportes aéreos e marítimos no Porto Santo. Aquilo que hoje parece impossível, tem solução e está ali ao virar do Ilhéu de Baixo, basta querer.

Prémio “já tens o selo?” - Quantos produtos produzidos no Porto Santo ostentam o selo de produto local, que foi criado em 2019? Fiz as minhas contas e acho que são … Zero? Não pode ser!

Prémio “a lista” - Em ano de eleições, já se sente o nervosismo de alguns quanto às nomeações para as listas dos partidos. O P.I.F.O.U de V.E.Z, não vai esperar pelos outros partidos e já tem pronta a sua lista. Vai concorrer para ganhar, com um programa eleitoral inovador, que pretende acabar com a Ilha, perdão com os problemas da Ilha.

O cabeça de lista vai arrasar, como diria Jorge Jesus.

Visto do ILHÉU DE FORA é assim, no novo largo das Palmeiras será outra coisa.

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 17 de Janeiro de 2021 10:04
Todos os elementos enviados pelo autor.