Ataque COVID nos lares da Madeira

 

Solícito a publicação do texto em anexo que aborda um tema que nos últimos dias preocupa, muitas das famílias que têm familiares nos lares da região.

Muito obrigado.

A ideia diariamente proferida pelos nossos governantes de que, relativamente à pandemia, estava tudo “Controlado” e utilizando frequentemente a comparação com o Continente, de que ali está tudo mal e aqui tudo bem, começa a cair por terra.

Em poucos dias passamos de menos duma centena de casos diários, para perto da centena e meia de novos casos.

O caso mais evidente e preocupante verifica-se nos lares públicos da Madeira onde, apesar das rígidas medidas de controlo, bastou um utente deslocar-se à unidade de hemodiálise e, no seu regresso, contagiou como um rastilho, mais de 60 utentes do Lar da Bela Vista.

Não é de agora que sabemos que os lares sofrem de falta de pessoal, desde cuidadores aos profissionais de enfermagem e que, tal situação, contribui para abrir brechas no sistema de defesa criado para combate às investidas do COVID. Mais ainda, com os planos de contingência onde é necessário criar equipas espelho, duplicando as necessidades de pessoal.

Os apelos à segurança social,  entidade gestora dos lares, ao responsável da saúde, parece que caem em saco roto, pois o problema mantém-se. Estes últimos surtos, no Vale Formoso, Atalaia e Lar da Bela Vista, são também consequência dessa atitude e necessitam urgentemente de pessoal especializado no local para combate a esta situação epidémica.

Dr. Pedro Ramos como responsável da Saúde na Madeira, acorde para este problema, que passou a ser de SAÚDE PÚBLICA e não da segurança social, ou espera que nos próximos dias tenhamos uma duplicação de casos.

Muito obrigado pela publicação

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2021 14.30
Todos os elementos enviados pelo autor.