Há muita gente a assobiar para o lado com as Ginjas

 

Bom dia

H oje o JM apresenta o dossier Jornadas Madeira sobre São Vicente onde, entre vários conteúdos, existe uma página com a Secretária do Ambiente a dizer que 90% da Laurissilva está "em muito bom estado de conservação" e não sonha com os 100%, talvez porque com 90% já dá para pavimentar a Estrada das Ginjas, sem qualquer pudor ou observação. O texto é o bê-a-bá sem pingo de critica. Noutra página informam que o projecto de pavimentação da mesma estrada, dentro da Laurissilva, está pronto e em análise. Parece jogada básica.

Dessa série de páginas, surgem destacados elementos ligados à natureza, alguns deles ainda com crédito no seio da população madeirense. Observa-se que ninguém diz nada sobre a Estrada das Ginjas e eu quero acreditar que, cada um participou isoladamente, sem saberem do contexto que o JM lhes iria dar aos depoimentos. Com certeza para mostrar que ninguém levanta ondas. Digo isto, porque conheço este tipo de jogo de associação tácita, uma vez fui fotografado ao pé de uma candidata e apareci como seu apoiante, sem dizer uma palavra, puro abuso. Se a minha leitura não está certa, em relação a este trabalho, então o problema é ainda mais grave e a Madeira tem uma série de pessoas que falam para ganhar notoriedade à custa da Laurissilva mas, quando é para intervir, assobiam para o lado.


O que vem a seguir é simples, ou esta gente zela pela sua imagem pública e toma posição (coisa que nunca fizeram com a pavimentação da Estrada das Ginjas) ou então, estão definitivamente no mesmo lote de dóceis que preferem zelar pelos seus interesses pessoais em vez de defender o nosso único tesouro.

Temo que este será mais um momento de murro no estômago, sobretudo na população que pensa livremente e não tem qualquer dependência ou benesse do Governo Regional. Depois dos empresários calados com a crise teremos os ambientalistas permissivos a uma agressão ambiental? Aos poucos e poucos com excesso de cimento, jaulas no mar, volumetrias na paisagem e precedentes na floresta, abrimos portas para não entregar mais do que dívidas às gerações vindouras. Toda gente assobia.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 15 de Novembro de 2020
Todos os elementos enviados pelo autor.