Social para ricos

 


D e um modo geral arrepia-me as ajudas do Estado, confesso que já não levo a sério, porque já me arrependi e desisti muitas vezes e o problema é quase sempre o mesmo. Podia fazer uma lista mas peguemos em dois casos.

O primeiro é sobejamente conhecido, o Subsídio Social de Mobilidade, o Covid-19 acabou por lhe dar uma tareia depois de nos gozarem na cara, nós os remediados, e o ricos ... a viajarem ainda mais para não falar nas agências que arranjaram logo o seu esquema para que fosse mesmo "social", comendo o que podiam em serviços até ao limite e outros, até falsificando viagens. O problema é que, para o verdadeiramente social do pobre, desconfia-se, paga tudo à cabeça e depois é reembolsado. Nem sequer o cartão de crédito se facilitaram. Claro que o pobre acabou por ter uma benesse não alcançável, o rico esfregou as mãos de contente e viajou mais, as agências viram um filão para enfiar em serviços e a TAP meteu preços exorbitantes. Era social, era para pobres e remediados, os únicos alvos de desconfiança foram estes mesmos e o resto encheu o pandulho. Veio o Covid-19 e criou a sua regra igual para todos.

O segundo caso é dos Edifícios + Sustentáveis, pensamos em portas e janelas com rotura térmica, talvez revestir a casa com esferovite, renovar o telhado com uma solução mais eficiente e com rotura térmica. O apoio é apetecível, cobrem 70%, mas tem limites. Aqui volta aquele tal social da trampa, tu pagas tudo à cabeça e, sem saber se te apoiam ou não, ou bates com a cara na porta com o esgotamento do plafond do programa, metes-te num verdadeiro tiro no escuro que te pode lixar a vida. E tens dinheiro para a totalidade? Atendendo ao investimento que é, podes nem poder adiantar o dinheiro e, se for de cartão de crédito o apoio resolve-se em dois meses? Com este estado que lhe dá sempre tempo?

E os carros eléctricos?

O social dos Governos é para ricos! Se calhar os Governos deveriam ter um pouco mais de povo e técnicos sérios e menos elites tachistas.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 27 de Outubro de 2020 21:32
Todos os elementos enviados pelo autor.