Um buraco de 600 milhões

 


O s madeirenses podem respirar de alívio, o atual Secretário Regional do Turismo e Cultura e o insigne arqueólogo Daniel Sousa encontraram a solução para o afamado buraco da Madeira, o tal dos 600 milhões, e para o turismo da Região, ironicamente a solução está noutro buraco de extrema importância que urge deixar visível de forma a cativar a vinda de charters cheios de turistas para ver esta raridade em calhau rolado que remota ao século XV, tal é a falta de testemunhos na região de património erigido a época na ilha!

Esperemos que um dia estes dois ilustres tropecem igualmente no testemunho de grande relevância do referido século, existente ao fundo da Rua da Carreira, a abandonada Capela de São Paulo!

"Esta capela teria sido mandada erguer por João Gonçalves Zarco, o primeiro capitão do donatário do arquipélago da Madeira, na capitania do Funchal. De início, o seu orago era São Pedro.

Junto à capela, foi instituído um hospital, o primeiro do Funchal, edificado em terreno doado por Zarco no ano de 1454. Funcionou durante quinze anos.

A freguesia de São Pedro, instituída em 1566, extinta em 1579 e restabelecida em 1587, teve a sua primeira sede na capela com a mesma invocação, e aí se manteve até à edificação da nova igreja, concluída pelos finais do século XVI.

Nos nossos dias, a Capela de São Paulo está encerrada ao culto, devido ao seu estado de degradação. Deixou de celebrar-se missa neste templo, em Junho de 2014. O edifício, que lhe está adossado do lado nascente, também se encontra em ruína, em parte devido às obras de construção da circular à cota 40. Já em 1996 se falava da necessidade de recuperar estes imóveis, tendo sido projectada a respectiva intervenção. Mas, apesar de classificada, desde 1940, como imóvel de interesse público do património cultural da Região Autónoma da Madeira, a capela vai arruinando-se, bem como a memória do primeiro hospital do Funchal."

in Passos da Calçada

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 13 de Setembro de 2020 03:31
Todos os elementos enviados pelo autor.