Há veredas e levadas das "ginjas"



E nquanto madeirense quero agradecer a toda esta gente que expõe a realidade pela qual passamos, abafada por outros"presos" a interesses e necessidades e que nunca irá enfrentar um poder que está cada vez mais autista a seguir o "quero, mando e posso". Governo e lóbis só vêem cifrões, a mesma doença que mata o planta

Por estes dias e através da ironia tenho visto gente a lhe chegar forte a pavimentação da estrada das ginjas mas, por todo o lado ocorrem atentados ao Património Natural da Humanidade. Custa muito respeitar e copiar os nossos antepassados que nos deram de mão beijada uma intervenção natural, profícua e secular no meio ambiente? Custa muito manter os muros de pedra, calcetar com pedra, bater a terra, plantar espécies para suster em vez de betonar? 

Parece que agora tudo se justifica com "a pavimentação vai ser feita com um asfalto especial, “esponjoso”, que permite a infiltração no solo das águas pluviais", situação que também existe na versão betão, com aquela pedra porosa betonada que vemos nos canteiros de algumas árvores no Funchal. E porque não se procede ao calcetar em pedra, que é nosso e rústico, é isso que o estrangeiro vem ver e não aquilo que inventam fora!

Claro que estas perguntas não são inocentes, servem para concluir que tudo se executa com o padrão existente, os negócios à sombra do poder, a solução de negócio, a compra de votos no facilitismo e na incapacidade de dizer não a gente sem formação ou bom senso; a agressão ambiental com os materiais que possuem e  não os ideais ... a natureza que se adapte.

Envio uma publicação do Facebook e uma imagem, se dá para passar com um cilindro de alcatrão esponjoso ... porque não? E depois em vez irmos passear de botas, bordão, farnel, a desfrutar em silêncio a contemplar a natureza, vamos de scooter, trotinete eléctrica, havaianas, vai-se lá num instante e faz-se uma patuscada, aquilo agora chega-se depressa com a "via rápida" das florestas ... Já agora quiosques com gelados, arepas, souvenirs, jornais, cigarros, explorados pelos amigos através de concursos como as barracas de Natal. Cancelas com torniquetes para o Pestana, cartão com descontos por consumo ... caramba, P.Q.V.P !!! De tudo isso que fujo quando vou para a serra!

Parece quase nada mas é a ignição, aqui e ali, mais um novo monstro com a complacência do silêncio de muitos.


Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 1 de Setembro de 2020 14:12
Todos os elementos enviados pelo autor.