Use os UV's para matar o Coronavirus


Autocarro a ser descontaminado por raios ultravioletas.
A Madeira tem passado por índices muito elevados de raios ultravioletas. Normalmente associados a más consequências contudo, nesta situação pandémica, deveríamos usar a nosso favor, é por isso que decidi escrever para o CM.

De hoje até sexta-feira, teremos um índice de 8 na escala dos UV's, o que significa muito elevado. Volte ao velho hábito de "arejar a roupa", colocando ao sol as peças de roupa, toalhas, lençóis e pois claro as máscaras, tudo a apanhar raios UV com uma finalidade anti-séptica. Recordo que vários hospitais estão a usar a luz ultravioleta para controlar o Corona Vírus nos seus ambientes. Se o temos de borla, usemos !!!

Apesar de estarmos numa zona com um índice de raios ultravioleta entre moderado a elevado, com picos de muito elevado, pouca relevância se dá na população a este nível, para além do básico que consta do boletim meteorológico. Os UV's podem causar sérios problemas na saúde, como cancro da pele (exposição excessiva), envelhecimento precoce, queimaduras, problemas na visão promovendo o surgimento das cataratas, alterações no sistema imunológico, etc. Mas, se exposto em pequenas quantidades estimulam a produção de vitamina D, essencial para o bom desenvolvimento e manutenção dos nossos ossos e dentes, porque promove a absorção de cálcio.

A radiação emitida pelo sol é composta por ondas eletromagnéticas de diversos comprimentos. Ao conjunto dessas ondas é dado o nome de espectro luminoso. Nós não vemos a totalidade desse espectro luminoso, só a chamada luz visível, o que corresponde a uma pequena faixa do espectro que vai do comprimento de onda vermelho até o violeta. As ondas abaixo do vermelho são denominadas de raios infravermelhos e aquelas que  estão acima do violeta correspondem à radiação ultravioleta. É dessas que precisamos para eliminar o nosso "adversário".

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2 para o que consideram ser um risco de exposição à radiação UV baixo; de 3 a 5 é considerado moderado; de 6 a 7 elevado; de 8 a 10 muito elevado e superior a 11 considera-se extremo. Existem três tipos de luz ultravioleta: UV-A, UV-B e UV-C, a mais prejudicial à saúde e usada nos equipamentos de desinfecção hospitalar, aviões, autocarros, etc. No entanto, 95% da radiação ultravioleta que provém do sol é composta por UV-A. Uma boa dose UV-C executa a esterilização de 99,9% do coronavírus em 30 segundos. Deixe a sua roupa exposta a raios solares, nem importa que esteja um tempo sem nuvens, esse aspecto não condiciona a passagem dos UV's, só a camada de azono é que pode atenuar.

De hoje até sexta, roupa na guita ... sobretudo máscaras reutilizáveis.

Aplicação de UV-C num avião.
Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 10 de Agosto de 2020 05:58
Todos os elementos enviados pelo autor.