Quinta Pedagógica dos Prazeres: o Bispo de Serviço



O Maduro dos Prazeres

P or iniciativa privada, do sacerdote da Paróquia dos Prazeres, foi criada na freguesia uma Quinta Pedagógica. À sombra deste projeto nasceu uma galeria de arte, um jardim botânico, um herbário, um núcleo museológico e em breve uma sidraria.

Por sua vez, à sombra destes “pequenos empreendimentos” cresceu o turismo madeirense de fim-de-semana, bem como o turismo internacional dando um impulso à economia local, mais precisamente ao sector HORECA (hotelaria, restauração e cafetaria)! Seria impensável imaginar os Prazeres sem estas valências que têm contribuído, sem dinheiros públicos e sublinho este aspeto, para dar visibilidade à localidade. Seria, pelo menos, regredir 20 anos!

Ora, devido à pandemia, sem turismo externo, ficou apenas o turismo regional, o que é manifestamente insuficiente (basta ver a quantidade de empresas que já encerraram).

Assim, a gestão da Quinta Pedagógica optou por abrir apenas ao fim-de-semana, período no qual e devido ao apregoado “faça férias cá dentro” ainda tem visitantes. A meu juízo, uma medida de gestão correta! 

Surge agora, o poder local, mais precisamente do Presidente da Junta de Freguesia, a questionar o planeamento e a gestão desta entidade privada! Será que este senhor defende uma gestão centralizada, omnipotente e omnipresente de todas as empresas regionais? Gostaria de ouvir o Presidente da Câmara da Calheta. 

Será que eu, enquanto empresário, vou passar a ter um “camarada” que determina em que horário e em que dias vou ter de abrir os meus estabelecimentos, como se estivéssemos num Estado Soviético ou numa Venezuela de Maduro? 

Eu percebo que uma Quinta Pedagógica “nacionalizada” sob a forma de “Sociedade de Desenvolvimento dos Prazeres” daria imediatamente lugar a um posto de trabalho de, pelo menos, 5.000 € para um Sr. Administrador, e não tenho dúvidas de que seríamos todos nós madeirenses a pagar … Mas tenho sérias dúvidas se para os restantes trabalhadores a generosidade seria igual ou se seriam despedidos …

Quer-me parecer que este “Maduro” de pacotilha está verde, muito verde, para gerir qualquer coisa que não seja à sombra de um Orçamento Público! 

Com orçamento público qualquer um gere, qualquer coisa !!!

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 18 de Agosto de 2020 11:12
Todos os elementos enviados pelo autor.