O dinheiro



T entam-nos ensinar que dinheiro é "nojento". Mas, mesmo em criança, percebemos que o dinheiro é a ponte entre a nossa situação actual e a satisfação de nossas aspirações. Queres viajar? Dinheiro. Queres ter um carro bonito? Dinheiro. Queres ter uma namorada bonita? Dinheiro. Queres ser bonita? Dinheiro. Queres ser reconhecido? Dinheiro. Dinheiro é a resposta fácil para tudo.

Até o sucesso é medido em dinheiro ... quando na realidade o sucesso é mero reconhecimento dado pelos outros.

Dinheiro só é poder enquanto não o gastarmos para utilizar esse poder, pois depois de ir já não volta. Dinheiro só é poder como promessa para não cumprir.

Madruga é o expoente máximo dessa tara por dinheiro, em que o dinheiro é o fim, não o meio. Quer dinheiro para a região, mas não se importa em que vai ser utilizado; não se importa em que foi utilizado.

Conto a seguinte história. A Brisa foi comprada. Mandaram todos os engenheiros embora e colocaram economistas. Em poucos anos, a Brisa deixou de ser tão rentável, pelo que passaram a solicitar trabalhos aos engenheiros que mandaram embora. Ao final de algum tempo começaram a reintegrar engenheiros.

Com isto quero dizer que o dinheiro não é tudo, embora sem capital não há produção. O que se faz com dinheiro pouco mais importa do que a sua mera detenção. Para governar não basta dinheiro, observando os múltiplos milionários investimentos que foram ruinosos na Região. É preciso técnica, é preciso sabedoria, é preciso competência para que o dinheiro seja "fêmea" ... tudo coisas que os Renovadinhos não têm e que procuram destruir.

Queres viajar? Trabalha num avião. Queres ter um carro bonito? Adquire um clássico (há uns a mil euros). Queres ter uma namorada bonita? Investe tempo a elogiar mulheres bonitas. Queres ser bela? Trata bem de ti. Queres ser reconhecido? Faz/sê algo de especial. Queres ter sucesso? Caga nisso. A métrica da tua vida não deve ser a opinião dos outros.

Por outro lado, todos devem ter dinheiro suficiente para sobreviver, por isso defendo o Rendimento Básico Universal e menos horas de trabalho, porque a Vida é mais do que comer, dormir e trabalhar.

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 5 de Julho de 2020 00:28
Todos os elementos enviados pelo autor. Ilustração CM.