Nem a bandeira os cala !


Foto Diário de Notícias

Q uanto mais andam de pin na lapela e bandeira a tapar a boca mas desconfio dos tipos. É que os ditadores fazem exactamente isso, exacerbar os símbolos nacionais.

Não são novidade as polémicas sobre a forma como a bandeira, sobretudo a nacional, é tratada ou maltratada, tal como já vai acontecendo com a bandeira da Madeira nesta forma propagandística de governar.

 Em 2004 um jovem queimou uma bandeira numa manifestação anti-touradas e foi condenado. Outro, em 2013, licenciado em Artes Visuais pela Universidade do Algarve, fez uma "obra artística" onde exibiu a bandeira nacional “enforcada” num cadafalso. A instalação foi apreendida e o autor acusado de ultraje aos símbolos nacionais.

Ora, o que está previsto para a Bandeira Nacional também está previsto para a Regional, com menos "rigor". Para a Bandeira Nacional, o artigo 332.º do Código Penal diz: “quem publicamente, por palavras, gestos ou divulgação de escrito, ou por outro meio de comunicação com o público”, ultrajar a bandeira ou “faltar ao respeito” que lhe é devido, é punido com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias.

"Se os factos descritos no número anterior forem praticados contra as Regiões Autónomas, as bandeiras ou hinos regionais, ou os emblemas da respectiva autonomia, o agente é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias." Ou seja, a Autonomia tem um castigo com desconto, se calhar uma desvalorização ...

Do que tem sucedido em tribunal, o caso da Bandeira Nacional no cadafalso é o mais enigmático, justificado pela defesa com o artigo 37.º da Constituição da República – “todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio” – ou ainda no artigo 42.º da Lei Fundamental: “É livre a criação intelectual, artística e científica.”

Isto são evidentemente são divagações sobre realidade do comum cidadão mas, com Pedro Ramos, o que está em causa é o Governante ter outras responsabilidades, como ... dar o exemplo!

Quem desrespeita a bandeira da Madeira usando-a na íntegra como máscara de Covid-19 arrepia-se se usarmos a mesma lógica para estampá-la em papel higiénico? Porquê? Qual a diferença? Em vez de respeitar a bandeira, faz dela algo que se sujeita a apanhar vírus, algo descartável ou lavável. Uma coisa é estilizar, ser criativo com as cores, outra é usar a bandeira regional integralmente como máscara. MAU GOSTO! ... e até sujeita a outras interpretações.

Mas se de bandeira estamos falados, já que estamos em Dia da Região e de homenagens, estou a apreciar também que por este andar, daqui por uns anos, passamos na Madeira pelas mesmas cenas da República depois de Cavaco Silva ter condecorado todo tipo de manfios de bancos, EDP, ricos espertalhões, CEO da PT, amigalhaços ... Estão a usar as homenagens regionais, em parte, para destacar e enaltecer gente que representa o regime ou que beneficia a manutenção do PSD no poder e não de pessoas que se destacaram em prol do colectivo. A Madeira vai passar pelo exacto processo de Cavaco Silva e vamos nos envergonhar.

Pedro Ramos, com a bandeira na boca, participa no filme e na propaganda que rendeu popularidade ao PSD para uma melhor sondagem, com gente que pensa com o medo e não com a racionalidade. Só falta colocar a língua dos Rollings Stones para ficar "mais melhore munuite".

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 1 de Julho de 2020 07:08
Todos os elementos enviados pelo autor.