Ainda há muito por resolver nas lapas !



A Secretaria das Pescas salvou a cara com a alteração que efectuou na primeira versão monopolista da apanha e processamento das lapas mas, os problemas não acabaram. Apesar de estar resolvido o problema das descargas da lapa com a introdução da nova portaria, os problemas antigos continuam.

Um dos principais obstáculos são os locais de descarga nas lotas e entrepostos que, na sua grande maioria, não tem qualquer unidade de refrigeração e, as que tinham, estão há vários anos sem viabilidade. Para a qualidade de um produto como a lapa, é essencial termos estes equipamentos, a Lota do Porto Moniz é a única na zona norte com refrigeração mas, está avariada há muito. O que nos traz grandes inconvenientes e transtornos, sobretudo a nível económico.

Outro problema é a falta de funcionários nestes locais, o que leva a estejam fechados grande parte do dia, senão a totalidade do mesmo. Esta situação, leva  a que muitas vezes tenhamos de esperar para o dia seguinte, para poder descarregar, o que põe em risco a qualidade do produto e traz grandes custos económicos.

Esta situação tem vindo a piorar nos últimos quatro anos e agora, com a crise pandémica e o fecho dos restaurantes, que são o nosso principal comprador, veio agravar de forma substancial a nossa situação.

Apenas queria dar a conhecer outros problemas para que não pensem que está tudo resolvido, não fazemos isto como um passatempo, é o nosso ganha pão e verificamos que nada evolui para melhor.

Obrigado.

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 30 de Junho de 2020 20:20
Todos os elementos enviados pelo autor. Ilustração CM