A realidade da Madeira e dos Açores


B oa tarde CM. Agradeço mais uma vez todo o vosso trabalho. A medida que o tempo passa, constato o aumento da qualidade de produção informativa para o esclarecimento da população. Os autores são de enorme nível; muito tenho aprendido com os mesmos. Neste momento digo-vos que são dos únicos espaços de informação credível (o mais expressivo sem dúvida) existente na Região Autónoma da Madeira (RAM). Muito obrigado. 

Desta vez e antes de um texto sobre as eleições - que submeterei na próxima semana para a vossa aprovação - venho por ora expor duas realidades que conheci em matéria de saúde. A primeira é a da Madeira, Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, E.P.E. e, a segunda, a dos Açores. Descreverei parcialmente esta última para não maçar. 

Quando fui expulso da RAM por dizer as Verdades, fui fazer um estágio remunerado em Paris para depois ingressar no mercado de trabalho no Luxemburgo e Bélgica. O inverno no Luxemburgo é difícil e, sem qualquer apoio familiar, resolvi fazer os relatórios à distância e trabalhar durante 6 meses nas Urgências COVID do Hospital de Ponta Delgada. Aí comecei a ver a realidade de parte da medicina nos Açores (agora trabalho na Bélgica, vivo à frente do Hospital onde tenho a creche do meu filho dentro do espaço hospitalar. Estou bem.). 

Fiquei impressionado pela positiva. Nos Açores as listas de espera em nada têm comparação com aquilo que se passa na RAM. Em primeiro lugar os doentes e utentes são muito bem tratados, são esclarecidos e reivindicativos. Ninguém brinca com os Açorianos, pelo menos em matéria de Saúde. Têm apoios sociais na doença que são impensáveis ou que nunca foram praticados na Região Autónoma da Madeira. Gastam centenas de milhões de euros por ano em Saúde (vários hospitais novos da Madeira e não têm um serviço privado de saúde representativo), por isto: porque pagam a especialistas do exterior para virem aos Açores resolverem casos mais diferenciados, para resolverem os tempos de espera no imediato ou com poucos meses, de acordo com a gravidade, ou para enviar doentes para o continente e resolverem assuntos de saúde com tudo pago (vão às centenas por mês para o continente português) ou de avião militar ou transferidos por via aérea.

Todas as ilhas estão em permanente contacto com as especialidades e os doentes são evacuados ou transferidos por via aérea quando necessário, tudo à distância de um telefonema. O legado do PS Açores foi soberbo. Imagine-se que quase em cada concelho de São Miguel existe uma casa de repouso para idosos, uma forte rede de suporte à população desfavorecida e os doentes com comportamento aditivos (álcool e drogas) são suportados por uma robusta equipa multidisciplinar, bem articulada, de apoio social. As infraestruturas são ótimas, as paisagens e belezas naturais (campos), tal como as infraestruturas (vias rápidas, etc) são submetidas a um tratamento diário. O atendimento nos Serviços Públicos é exemplar e até ficamos espantados com aquele cuidado em prestar o melhor serviço público possível. O cidadão é o centro. Só saí de São Miguel por causa da minha carreira. Têm um Turismo refinado (no outro dia parou cá John Travolta) e passeou-se pela Ilha acompanhado pelo filho. Falta, contudo, mão-de-obra diferenciada em hotelaria como a Madeira … nisso somos melhores – este assunto, contudo, já estão a resolver com a criação de uma escola de hotelaria. Além disso, têm paisagens lindíssimas e uma valorização do património, da cultura e dos seus produtos agrícolas, cujo retorno anual supera todo o PIB da Madeira dezenas de vezes.

Além disso, os impostos são muito mais baixos. Os Açores receberam 700 milhões de euros do Turismo em 2019 (mais de 10% da dívida oficial da Madeira num só ano). Os Açorianos valorizam a sua gente, o seu património e promovem a iniciativa individual. Os agricultores aqui são ricos comparativamente à Madeira. São apoiados em tudo. Têm produtos agrícolas e da pecuária do mais elevado nível de qualidade. Eles não precisam de fazer publicidade pimba ou de criar prémios fraudulentos para si mesmos. Os turistas de nível com dinheiro quando vão para as Ilhas gostam que as mesmas estejam preservadas e querem consumir os produtos locais que não sejam, apenas, bebidas alcoólicas, bolo de farinha branca cancerígena ou carne metida num pau de metal ao invés do pau de louro. Eles querem comer a sopa de trigo, o milho com espada frita, o atum com molho vilhão, etc como no caso da nossa Madeira. Querem visitar os nossos artesãos, querem ver as nossas paisagens bem cuidadas, querem ser bem tratados e presenteados com o nosso autêntico legado (que estão a destruir para implantar modernices parolas). Eles querem lá saber de hotéis de 5 estrelas e de restaurantes gourmet; isso eles têm na terra deles ou vão para outras paragens usufruírem disso.

A Madeira precisa de outra aposta Governativa na Saúde, no Social, na Agricultura, no Turismo, na Cultura, etc. A Madeira precisa de ser salva. O Povo da Madeira precisa de ser salvo. Essa salvação está nas vossas mãos. 

É possível mudar e responsabilizar quem tanto destruiu a Madeira com obras que não trouxeram qualquer retorno prático aos madeirenses. Prova disso é que estamos falidos. Não produzimos riqueza, os açorianos produzem-na. Ademais, vem a bazuca para enriquecer os mesmos após estarmos estrangulados por uma Fraudemia. 

Posto isto, caros concidadãos, urge derrubar o PSD e os bandidos que os querem apoiar como o Chega, RIR, CDU, PTP, IL e outros. Essa gente corrupta e vendida que tanto corrói as nossas gentes e o nosso património tem de ser aniquilada com o VOTO. 

Para a semana escreverei sobre a orientação de voto possível para cada concelho tendo em vista uma mudança séria na RAM, de acordo com a minha opinião. 

Solução existe. Apenas terá de existir a vossa Coragem para mudar de rumo e expulsar e condenar esses criminosos que consomem como um CANCRO a Região Autónoma da Madeira, desde sempre. Vamos matar esse maldito CANCRO. 

Viva a Madeira! Coragem!

Rafael Macedo 

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira