AFA colabora na simulação ardilosa de Luís Filipe Vieira

 


A investigação TVI refere que o grupo AFA da Madeira
colaborou no esquema ardiloso de Luís Filipe Vieira
Jornal das 8 da TVI, 8-7-2021: minuto 21:48 - 24:25

N a segunda tentativa de compra da dívida da IMOSTEPS, empresa de Luís Filipe Vieira, incluída no projecto NATA 2, a segunda maior carteira de mal parado do mercado, o Presidente do Benfica constituiu, com a ajuda da Iberis Capital, um fundo de investimento de capital de risco. É neste momento que são apresentadas duas propostas concertadas para criar a aparência de haver vários interessados, uma da Iberis Capital e outra do Grupo AFA da Madeira mas, o NATA 2 seria vendido a um grupo americano por 6,5 milhões. Depois disto, num esquema ardiloso, Luís Filipe Vieira constitui um novo fundo e adquire a mesma dívida por 9 milhões de Euros, com este negócio, detém 100% da empresa, consegue vender todas as acções que tinha e ver-se livre de todas as suas garantias pessoais por conta de um empréstimo de 54 milhões de Euros. Luís Filipe Vieira consegue assim comprar a dívida com um desconto de 89% e juros perdoados, recebendo ainda de graça uma pequena participação que o Novo Banco detinham na IMOSTEPS. O prejuízo foi de 82 milhões de euros, 45 deles injectados pelo fundo de resolução. O povo continua a pagar ...

Nota: é preciso recordar que o grupo AFA já esteve em tribunal por um caso de facturas falsas que acompanha todo este período. Aguardemos por mais relações, informações e simulações.

Fundo de Resolução: o Novo Banco está a ser capitalizado através do Fundo de Resolução, instrumento criado em 2012 que dá ao Banco de Portugal recursos financeiros que possibilitem recuperar ou preparar a liquidação ordenada de instituições de crédito e determinadas empresas de investimento em situação de dificuldade financeira.Contempla três fases de intervenção pelo Banco de Portugal:

  • intervenção correctiva,
  • administração provisória
  • resolução

Deste modo, a principal missão do Fundo de Resolução consiste em prestar apoio financeiro à aplicação de medidas de resolução adoptadas pelo Banco de Portugal.