O resultado das festas

 

O resultado das festas do Natal e do fim-de-ano, na Madeira, continua a fazer-se sentir e não se sabe durante quanto tempo! O Governo Regional, por cobardia, recusou-se a tomar medidas que atempadamente evitassem a escalada do número de casos numa região de recursos limitados. É necessário termos um Presidente do Governo Regional que governe e não ande entretido em contorcionismos e a reboque dos acontecimentos!

Quando a Covid começou a ceifar vidas na Madeira, o Presidente do Governo Regional desfiava a ladainha da culpabilização dos familiares, até que percebeu que ninguém está a salvo. É que nem mesmo o Dr. Miguel Albuquerque e os seus secretários! Sr. Presidente, peço-lhe um discurso assertivo em vez de ostracizar pessoas que muitas vezes não fazem a mínima ideia de como foram infetadas.

Sinceramente, tem-me custado ver a irresponsabilidade que grassa, tanto entre os madeirenses como entre os estrangeiros. Quanto aos madeirenses, começo a perceber o seu comportamento.  O discurso do Governo Regional esteve mal, desde o início, porque aproveitou o Movid para fazer política! Enquanto no Continente se desesperava com a situação, por aqui o nosso Presidente, sempre endireitando a máscara, e com “decisões acertadas”, apenas para alguns, apregoava que na Madeira “estava tudo controlado” e que isto “não era como no continente”…  Sabe-se lá o que o Senhor Presidente queria dizer … A população interpretou como: está tudo bem! Isto passa-se no continente porque os cubanos são uns irresponsáveis! 

A propósito, já repararam que a solidariedade nunca é recíproca?! Nem sequer no discurso!!!

Mas como mais vale parecer do que ser, nos últimos dias, a Madeira ofereceu 3 camas para doentes Covid ao continente. Com toda a certeza que a ideia não foi do nosso egocêntrico Presidente, mas de algum médico que compreende a aflição dos colegas continentais. 

Acabei de saber que a oferta foi aceite, mas o Dr. Albuquerque “não mete prego sem estopa”, e vamos ver o que rende esta “solidariedadezinha” …

Custa-me a ver a forma como as pessoas continuam a manusear incorretamente a máscara! Inclusivamente, o Presidente do Governo Regional! Aqui, só para nós, Dr. Pedro Ramos já era tempo de explicar ao seu chefe que, ao acertar a máscara, não deve tocar no tecido da face, mas deve fazê-lo através dos elásticos, pois se a parte externa da máscara estiver contaminada, ao tocar nela, as mãos ficam também contaminadas. Depois, todo ufano, faz um cumprimento com o punho!!! Por favor, deixe de dar maus exemplos!!! 

Como nunca é demais relembrar as normas de manuseamento da máscara, aqui seguem as recomendações da DGS 

Já nem nos comparam com os Açores, porque há muito que os ultrapassámos! Só mesmo para consumo interno é que poderiam continuar com este discurso, porque lá fora já toda a gente conhece a nossa situação, basta consultar o European Centre for Disease Prevention and Control (link). 

Em relação aos estrangeiros, é vê-los passearem-se pelo Funchal sem máscara. Inclusivamente, em pleno Fernão de Ornelas, já os vi pedirem informações sem distanciamento físico e sem qualquer tipo de proteção facial, não havendo ninguém que os chame à atenção. 

Será que as autoridades têm instruções para não os incomodar?! Tanto a PSP como a ARAE, para atuarem têm de receber instruções do Governo Regional, será que também lhes foi facultada uma lista com aqueles que não podem incomodar?

Os turistas que vêm à Madeira são os negacionistas e aqueles que pensam que nunca vão apanhar covid, ou porque são jovens ou porque não têm problemas de saúde. Estas, são as mesmas pessoas que nos seus países já se recusavam a usar máscara e que chegando à Madeira continuaram a comportar-se da mesma forma. Uma minoria que tenta impor as suas regras! 

Os empresários podem esquecer-se do turismo tal como era feito até Março de 2020. Nunca mais será o mesmo! O covid veio para ficar e para disciplinar muita coisa e nem tão cedo haverá turismo de massas, pois a implementação das medidas profiláticas contra o Covid só é possível com um número reduzido de pessoas. Por isso, é preciso que comecem a pensar o que fazer com tantos quartos vazios! Até os lares deixarão de ter problemas em acolher os futuros idosos! 

O Dr. Albuquerque querendo “salvar Natal” vai fazer-nos perder Janeiro, Fevereiro, Março… E sabe-se lá o que mais…. Vamos aguardar, serenamente e em confinamento, o resultado das medidas tomadas, pelo Governo Regional, tarde e a más horas! Esperemos que não tenham de ser enviados doentes Covid para o continente!

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 29 de Janeiro de 2021 21:37
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.