O episódio British Airways é mais uma pedra sobre a Madeira

 


N ão quero travar de razões com esta onda de ingleses para trás mas, quero salientar dois pormenores que, "a bem ou mal", trazem atitudes e dissabores. Isto anda tudo ligado, entre um SEF que cada vez mais se suspeita da formação recebida (não é de agora) e os exemplos de arrogância, insulto e prepotência dos governantes locais, temos uma mistura explosiva. Aceitem ou não, a Madeira tem uma imagem e estigma exterior cimentada. Nisso cumprimos sem falhar por mais que se culpe toda gente.

Vou contar uma anedota para nos enquadrar. Certo dia, numa acção de formação para comandantes de cruzeiro foram pedidos exemplos de como adaptar a linguagem às nacionalidades e solicitar o desembarque de emergência do navio. A primeira comunicação foi aos franceses: - é extremamente elegante trajar o colete de salvação e desembarcar com charme do nosso navio, este é o momento perfeito para fazê-lo. E os franceses abandonaram o navio. Seguiu-se a comunicação aos alemães: - é uma ordem se atirar borda fora, o quanto antes, devido à nossa situação de emergência. Os alemães cumpriram escrupulosamente sem mais perguntas. Por fim tocou a vez dos italianos: - é proibido abandonar o navio numa situação de emergência como aquela que estamos a viver, a coima para quem não respeitar é um milhão de euros e 10 anos de prisão. Os italianos foram os mais rápidos a infringir as regras e a estar fora do navio. Não sei como seria com ingleses mas estou tentado a que fosse assim: - Sem querer ofender o Império de Vossa Majestade, e sempre ao vosso ritmo, seria um obséquio de reconhecimento histórico que abandonem o navio, a fim de estarem preparados para o próximo chá das 5, em terra. O dress code é "gala".

Por cá temos manias de grandeza quando somos um casulo na imensa floresta. O povo elevado à estupidez vai atrás das conversas do Povo Superior e depois entala-se, porque esses têm dinheiro e não passam mal. Quem vos instrumentaliza para este orgulho, sem respeito pelos outros, ganha dinheiro, vocês a má fama e os calotes.

Os maus instintos foram assimilados por uma boa parte de fraca gente que se exibe para fora provocando isolamento. Ontem foi mais uma machadada porque na hora "H" falhamos sempre ... por arrogância de acharmos que lideramos tudo e somos a medida. Enganem-se, é só neste reduto. O Governo e a ALR abusa na linguagem e acaba, por repetição, ser tacitamente aceite como uma normalidade no povo e nas profissões.

O que se passou ontem com o SEF no aeroporto, tem tanto de deficiente formação e informação como de interiorização das posturas dos líderes regionais aplicada na Madeira. Não sabem comunicar ... defeito do Governo apesar de tantos assessores e empresas de comunicação. Vir agora condenar e dizer que é excesso de zelo é sacudir a água do capote. Esta foi a imagem criada e consubstanciada. Alguém não quis levantar o rabo do fim de semana para garantir que não haveriam abusos. Chegou nas calmas ao trabalho e a natureza do povo fez o resto numa profissão. Quando se deu a barraca, de forma irreversível, sacudiu a água do capote. Não deu tempo!

O que sim sei é que fomos arrogantes com os cruzeiros e tivemos resposta. Agora temos uma companhia aérea de bandeira (e não é qualquer uma) a passar vergonha e podem crer que vai trazer custos. Meus senhores, toda esta gente importante da terra são zés-ninguém lá fora, ninguém os conhece, somos uma ilha pequena e já vimos o resultado de nos vermos privados do turismo. É preciso baixar a bola e os líderes devem dar o exemplo para não contaminar a "natureza das coisas", na forma como encara as mais diversas situações, essas más posturas são assimiladas, copiadas e ostensivas e estão nos "matando".

O episódio de ontem com a British Airways vai trazer resposta, aguardemos, ingleses têm o seu "feito". Pensem só em quantas companhias ditas de bandeira temos cá? O tacto com que se lida com as pessoas é péssimo nesta Madeira de arrogantes do quero, mando e posso. Trabalha-se a carvão sem brio. Ninguém é demitido nem se demite. Dá tempo ...

Acordem, isto é uma pedra no Atlântico, de pobreza e endividamento, que anda sempre de mão estendida mas a distribuir "porrada" a tudo e todos. Os líderes não têm solução, ela vem de fora! Estamos errados e vamos ficar mais sós. Dêem graças por ter passaporte português e não madeirense, senão ainda apanham umas lambadas lá fora sem culpa nenhuma.

Os de fora não se "acagaçam" com medo como os madeirenses ... durante décadas. Independentemente das razões, o tacto para se lidar com as situações revela a categoria e não a temos! Tem sido assim em toda a pandemia quando somos postos à prova.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 22 de Dezembro de 2020
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.