A Ilha dos teimosos

 

Portosantenses e residentes da ilha são teimosos

Mas o que tem de especial na Ilha do Porto Santo para que produza muitos teimosos?

V ou começar pelo Chiapa de Azevedo (teimoso como tudo!) era até considerado louco, este homem nascido em Lisboa e residente no Porto Santo, resolveu plantar árvores no Pico Castelo, e durante vários anos levava água em baldes, recolhida da ribeira que passa ao lado do antigo mercado para regar as centenas de árvores no Pico do Castelo, árvores essas que ainda existem hoje em dia.

Arrais Paulino, quem teve o prazer de o ter conhecido como eu, sabe que este homem de poucas falas, mas de grandes decisões, viveu grande parte da sua vida repartida entre a Ilha do Porto Santo e o “terrível mar da travessa”, muitas vezes viajei com ele quando era o arrais do Devoto Santíssimo, e muitas vezes foi a sua teimosia que nos fez chegar a bom porto, nunca me esqueço durante uma noite de tempestade, a meio da travessa, um jeep pertencente ao Dr Jardim se ter soltado das amarras e ia batendo nos costados do barco, teimoso e determinado, Paulino com a ajuda de dois tripulantes e 3 passageiros com ordens rápidas e precisas, conseguiram voltar a amarrar o jeep.

Calos Manuel (Cá Manel) nascido no Funchal cedo resolveu ir viver para a Ilha, teve o famoso “Barracão do Cá Manel”  uma escola de vela, com apoio de bar e que alugava gaivotas a pedal, as primeiras que apareceram. Já nessa época Cá Manel comprou uma propriedade em um local inóspito mas, teimosamente durante anos foi construindo o que hoje em dia é a Quinta das Palmeiras com um pequeno Zoo.

Brum do Canto, cineasta que viveu na ilha e realizou vários filmes que se eternizaram sobre a vida da teimosa população do Porto Santo, filmou os que insistiam na produção de vinho e outros produtos agrícolas, esses teimosos conseguem sem duvida um vinho único, que teimosamente insistem em plantar e tratar rodeados de muros de renda pacientemente feitos por teimosos artistas.

O Sr Ricardo dedicado agricultor concentra a sua teimosia numas parcelas agrícolas onde insiste em criar galinhas, porcos, cabras e árvores de frutos entre vegetais e tubérculos. O Sr Ricardo, que é mais conhecido por Pintelha, recebeu esta alcunha depois de ter convencido muitos habitantes a retirar o telhado de “Salão” e substituí-lo por telhas de barro. Teimosamente conseguiu acabar com os telhados de (Salão), por essa razão ficou conhecido pelo Sr Põe Telha ou dito rapidamente Sr Pintelha.

Com o desenvolvimento da ilha aparecem os novos teimosos.

Castro, Menezes, Idalino, o Jacuzi, e muitos outros; estes são os teimosos da recente geração, são teimosos perigosos, porque teimam em aplicar a sua teimosia ao serviço dos inimigos do Porto Santo. São os que teimosamente são intermediários de gente sem escrúpulos que quer tomar a Ilha à força, são os que voluntariamente se venderam a grupos que teimosamente vão esquartejando a ilha a seu belo prazer para satisfazer o seu dono ou donos. Estes teimosos são a ponta de um grupo de javardos que está a fazer da população da ilha gente escrava e totalmente dependente das migalhas da Câmara Municipal, do Governo Regional, que emprega 45% da população ativa, com salários do terceiro mundo. Por sua vez, teimam em manter esta fórmula com a única finalidade de satisfazer os seus lacaios comandados pelo Governo Regional e que orientam os seus desejos.

No dia em que a população teimosa acordar os novos teimosos jamais dormirão.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 1 de Dezembro de 2020 15:27
Todos os elementos enviados pelo autor.

CM: pedimos desculpa pelo atraso nesta publicação.