Governo quer Madeirenses a comer Espada

 

A té me veio as lágrimas aos olhos. E não é que o Sr. Dr. licenciado em Farmácia e que por 5% de pura sorte é agora Secretário Regional do Mar, veio esta semana apelar aos madeirenses para consumirem peixe-espada preto. 

Segundo o choradinho do Sr. Secretário, a Região tem 600 toneladas de Espadas entaladas nos congeladores que não sabe o que fazer. Alega o Sr. Secretário que por causa da pandemia os Restaurantes e os Hotéis deixaram de consumir e que agora a Madeira tem Espada a mais.

E então o especialista em Lotas que era Presidente da Junta do Paul do Mar que vossa Excelência contratou não tem resposta para o seu problema? Agora está com pena dos pescadores e dos armadores? E não tem pena dos madeirenses que passam fome?

Curiosamente ontem visitei duas das grandes superfícies, uma tinha realmente peixe-espada Preto a 7.95€ e outra nem a porcaria das Douradas tinha, mas tinha Bodiões dos Açores, Pargo de Sesimbra e Salmão da Noruega.

A bem da verdade, a sua Secretaria, além dos tachos criados, não acrescentou nada ao Mar e à Pesca da Madeira, e digo-lhe que cada dia que passa é cada vez mais difícil às famílias madeirenses comerem peixe numa terra, que imagine-se só, é rodeada de 446,108 km² de mar da Zona Económica Exclusiva de Portugal.

Sabe Sr. Secretário, a pandemia deu cabo dos Restaurantes mas também deu cabo de muitas famílias madeirenses que ficaram sem o seu ganha pão e que por isso muitas não nem se lembram do gosto do Peixe-Espada Preto, mas tenho a certeza que se baixar o preço do peixe para preços justos os madeirenses vão-lhe fazer a vontade e comer peixe mais vezes.

Para terminar Sr. Secretário, aqui que ninguém nos ouve, vou-lhe contar um segredo. Eu compro Espadas grandes e frescas (com ovas e tudo) na candonga a metade do preço num negócio escuso muito perto do tráfego de estupefacientes e confesso que embora corra riscos de ser detido pelas autoridades vale o risco!

Mas como sou boa pessoa vou-lhe dar um conselho. Conhece a Lei da Procura e da Oferta? Não? É muito parecida com o MELHORAL Infantil de 85mg mas cura a fome.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020 17:40
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.