Tempestade Paulette, o segundo zombie após Leslie

 



Andamos de vigia a ver o que a tempestade errante Paulette vai fazer, bem a meio do intervalo de mar entre a Madeira e os Açores. Deriva? Vai em frente como o Leslie? O certo é que é o segundo, a Madeira deve começar a se preparar para eventos extremos desta categoria.

A temporada de furações trouxe muitos, de uma vez, porque alguns perduram e somam aos novos. O Paulette deu os seus primeiros sinais a 30 de Agosto pela hora de almoço (UTC), formava-se com uma depressão situada a Oeste de Cabo Verde (1.160km). Foi às Américas, atingiu terra a Nordeste das Bermudas, no dia 14 de Setembro, como furacão de categoria 1, o suficiente para provocar um apagão na ilha, para depois evoluir para categoria 2 (ventos de 165km/h), provocando ondas que atingiram a costa de Nova Jersey onde ainda fez uma vítima por afogamento. A 15 de Setembro enfraqueceu e passou a tempestade tropical .

Como sempre, o factor determinante para tantos furacões é a temperatura da água do mar estar em níveis históricos no Atlântico Tropical. O recorde de furacões fez chegar ao fim do abecedário de nomeação fazendo os técnicos da meteorologia optar por designá-los pelo alfabeto grego.

O satélite da NASA passou há poucas horas (13:45) sobre a Madeira

Vamos a 23 de Setembro e o Paulette está a norte da Madeira. Não devia porque para manter uma tempestade é necessário reunir uma série de condições, no entanto, tem havido "anormalidades" que o alimentam para sobreviver e ganhar força. O itinerário zombie não é um acaso. O Leslie derivou mas o Paulette é uma tempestade que retorna quando quase se dissipava, não é o primeiro, o furacão Ivan de 2004 teve essa característica. É por esta razão que o Paulette continua Paulette e não uma nova tempestade chamada Gamma, o vórtice é o mesmo.

Neste momento o Paulette é uma Tempestade Tropical fazendo jus à campanha publicitária da Madeira. Mas vamos ao que o madeirense quer saber, atingi-nos?

Os ventos máximos sustentados estão perto nos 65 km/h com rajadas naturalmente mais altas. Prevê-se um enfraquecimento lento. O ciclone pós-tropical está movendo-se de forma lenta, 19km/h para leste e prevê-se que derive para sudeste e depois para o sul, situação esperada para amanhã, quinta-feira. Um novo movimento oeste-sudoeste está previsto para o final desta semana fazendo jus ao epíteto de zombie. Se não nos surpreender e encontrar condições favoráveis, deverá dissipar.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020 17:55
Todos os elementos enviados pelo autor.