O Custo da Água



É público que a ARM- Água e Resíduos da Madeira exige o pagamento de uma alegada dívida da Câmara Municipal do Funchal na ordem dos 25 milhões de euros. Para que se tenha noção dos custos exigidos para transportar um metro cúbico de água até nossa casa iremos fazer umas pequenas contas de somar. 

Pelos dados que são públicos, a ARM- Água e Resíduos da Madeira em 10 anos investiu mais de 150 milhões de euros, sendo a maior fatia dos seus investimentos para obras de Construção Civil e equipamentos.

Entre 2010 e 2014, com o Sr. Eng. Pimenta de França à frente da ARM, este contratou apenas uns míseros 12 milhões de euros. Entre 2015 e 2019, a Sra. Enga. Nélia de Sousa passou para 122 milhões de euros, isto é, 10 vezes mais. 

Fazendo uma rápida análise dos investimentos da ARM, em 10 anos, das duas uma, ou o Sr. Eng. Pimenta de França era poupadinho, ou então era esquecido e não publicava as contas todas mas, como todos temos o direito à presunção de inocência, ficam registados os números das duas gestões para memória futura.

Por falar em números, e para tentar perceber a fantástica gestão da Enga. Nélia Sousa, entre os muitos investimentos necessários, além das normais obras de construção imprescindíveis ao transporte de água, a ARM adquiriu entre 2015 e 2018 à empresa Florasanto mais de 1 milhão e seiscentos mil euros de biomassa florestal, para a Estação da Meia Serra, e outros 300 mil euros em pequenas obras de desobstrução e limpeza de levadas. Nada que o Sr. Engenheiro especialista em calçado inapropriado não saiba explicar.

E só para se ter uma pequena noção dos custos da logística para transportar água, entre alguns outros serviços, realça-se cinco milhões em combustível à Repsol, 1 milhão e oitocentos mil euros em seguros à CBK, e mais de 1 milhão e meio de euros em transportes à Porto Santo Line, para além de uns divertidos 30 mil euros em serviços de cobranças ao falido Banif. 

Para a história da gestão da Enga. Nélia Sousa, fica a coragem na recuperação da Levada do Norte - Lanço Sul - Túnel do Pedregal, que foi adjudicado à Tecnovia por mais de 16 milhões de euros e que, além da recuperação da levada, incluía um fantástico túnel com 5km e uma varanda com 200 metros.

Sem perder muito mais tempo em mais contas de merceeiro, que fazem dores de cabeça, já todos percebemos que transportar, o que quer que seja, na madeira, custa muito mais que noutro qualquer lugar do mundo.

Poupe água, parece que afinal ela não cai do céu!

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020 18:22
Todos os elementos enviados pelo autor.