O delírio de Bruma Selim: 25.000 passageiros/dia



Q uando estou mais para lá do que para cá, no sofá, a última coisa a desligar são os ouvidos. Não sei se acontece o mesmo convosco, mesmo pescando bodiões, os ouvidos têm a capacidade de te arregalar os olhos quando ouvem uma barbaridade.

  • A Direcção Regional de Estatística debita números e nós rodamos o dedo indicador no nariz, hum há coisa, nã bate certo.
  • Calado fala rodamos e nós o dedo indicador no nariz, hum há coisa, nã bate certo.
  • Albuquerque fala ... nós rodamos os dois dedos indicadores no nariz, desenrasquem-se!
  • A Cabaço falava e nós rodávamos o dedo indicador no nariz, hum há coisa, nã bate certo.
  • Eduardo fala e nós rodamos o dedo indicador no nariz e mexemos os nervos com o traseiro na cadeira, hum há coisa, nã bate certo.
  • Alguns jornalistas debitam ... nós rodamos o dedo indicador no nariz, mudamos de canal, hum há coisa, nã bate certo.
  • Falam da pobreza, do PIB, do acerto das contas, rodamos o dedo indicador no nariz, hum há coisa, nã bate certo.

A malta tem que ficar anestesiada não é verdade?! Senão dá em louco. É milhões, milhões e milhões e a malta tão tesinha ...

Mas depois surge a credenciada Bruma Selim, radiofarol da RêTePê Mamadeira, mais conhecida pela televisão do Sousa, seu namorado, e confirma-se que, se tu és capaz de dar uma peta, ou melhor, se és capaz de proferir uma fake news, com cara séria ou em voz off, esta malta cai que nem quá-quás. Senão te acontece como a mim e dá uns olhos enormes raiados de vermelho.

Não é que a malta não esteja acostumada, já tivemos o Rui Abreu e os autocarros na festa do PSD; o Tranquada a festejar uma vitória retumbante em coligação que até o pôs fora da Assembleia; o melhor espectáculo pirotécnico do mundo que só deu fumo no ano passado ... parecia lacrimogéneo para dispersar os turistas ... e conseguiram concretizar o agoiro. O PIB da região e os meses de sucesso, para não falar no superavit, tudo muito giro ... deixamos passar tudo. O tio Alberto e suas narrativas e então as contas ... Eles ficam contentes e nós não nos aborrecemos.

Agora, a credenciada jornalista que me diz que "em circunstâncias normais a Madeira recebe diariamente cerca de 25.000 turistas" (minuto 00:43) e entala o nosso aeroporto às moscas logo abaixo do maior aeroporto das Canárias, Tenerife Sul, com 11 milhões de passageiros/ano ... eu não deixo passar. É que 25.000 ao dia dá 9.125.000 passageiros/ano na Madeira. Querias encher o Savoy? Na realidade, o Aeroporto da Madeira cresceu 0,7% em 2019, tendo acolhido 3,3 milhões de passageiros, se é para fazer médias ... 3.300.000 : 365 = 9,041 passageiros/dia ... 25.000 é um delírio da senhora Bruma Selim.

Ora façamos outras contas! Que aviões costumam vir à região? Vou fazer médias entre diversos modelos. Para quantos dá 25.000 ao dia?

Bombardier CRJ1000: 78-104 passageiros (274 voos)
Embraer 190/195: 106-118 (223 voos)
Airbus A319: 144 (173 voos)
Boeing 737  (800): 162 passageiros (154 voos)
 A320: 174 (143 voos)
 A321: 216 (115 voos)
Boeing 757: 243/295 (102 voos)

Vocês agora que escolham à vontade que nunca dá! Mas depois é engraçado que diz que a Madeira tem 30.000 camas (minuto 2:31), portanto, ninguém se preocupe porque num dia e algumas horas os hotéis enchem ... É melhor a RTP-M se dedicar só ao entretenimento! No final da "peça" a Madeira tem 8 milhões de dormidas anuais (minuto 2:35), mais milhão, menos milhão o que importa? Só eu faço contas, a mesma pessoa faz muitas dormidas e até parece multiplicar turistas para dar os 25.000 por dia.

A comunidade de spotters da Madeira pede à Bruma Selim que deixe a administração da empresa de navegação do bébé e venha já gerir o Aeroporto da Madeira. O Eduardo é outra hipótese, se consegue pagar bem ao líder da APM, seu amigo, para inventar um Tropical, o que ele não pagaria à Bruma Selim com a aflição que aí vai no Turismo?!

Será que queria dizer que a Madeira tem diariamente 25.000 turistas em permanência na região, sempre a rodar, entre chega e sai? A malta não percebe com aquela arrastadeira sem fio condutor.


Desde que a Cabaço passou pelo Turismo, nenhum número é fidedigno, é preciso não abrir o flanco, ... chega a jornalista e é caso para dizer, é melhor continuar nos documentários minha senhora! Para jornalismo é preciso outra estaleca.

Quem não se incomoda com o lixo é porque já está fazendo parte dele