Felis silvestris


O gato selvagem Felis Silvestris come principalmente pequenos mamíferos como ratos e coelhos. Na falta destes, muito raramente come lagartixas, aves e, em caso de fome extrema, até insetos. 

Antes de continuar, devo confessar que sou um leigo em animais. Cá em casa tenho dois cães, um gato e um periquito. Quando tudo indicava que teria uma vida igual a tantos outros madeirenses, tenho um problema grave com o meu gato Tareco. Infelizmente o Tareco tem um problema grave e passa horas a olhar para a gaiola do periquito, o que me leva a suspeitar que ambos têm um caso amoroso. A paixão do Tareco pelo Cantigas está a tomar contornos impensáveis e já cheguei ao ponto de ameaça-lo, se ele não se portasse bem, iria chamar a Susana - a Exterminadora Implacável.

O que me admira é que no IFCN existem muitos especialistas e, até doutorados em Freiras, que estudam a Freira há décadas. Pelo pouco que percebo, a Freira existe nas zonas altas da Madeira e no Bugio (Desertas). Segundo também me apercebi, tal como as cabras das Desertas, as Freiras são espécies em vias de extinção pelo que até considero normal a preocupação dos especialistas. Se bem que o Felis Silvestris seja a principal ameaça a sobrevivência da Freira, felizmente esse problema não se deve colocar no Bugio porque lá se houver Felis Silvestris é porque foram a nado com braçadeiras.

Como leigo que sou, será que é possível tentar outras hipóteses alternativas como a produção ovípara da Freira como, por exemplo, o IFCN faz com as perdizes? E que tal aumentar o número de coelhos, a alimentação favorita do Felis Silvestris?

Para ser sincero preocupo-me mais com a proliferação descontrolada dos ratos e dos mosquitos no Funchal do que com a Freira. Se Felis Sivestris é tão letal tragam o gato para o funchal para ver se os ratos e os mosquitos desaparecem, porque parece que até à data nada do que foi feito funcionou.

Doutora Susana, agora a sério, ou muito me engano ou, com o aproximar das eleições, alguém com ambições mais altas fez-lhe a folha com uma notícia muito mal parida. Por falar em animais, depois da digníssima Secretária Regional do Ambiente e Alterações Climáticas ter defendido a eutanásia dos Gatos Selvagens, os pupilos da JSD apressaram-se a aparecer a defender a causa animal. O resultado não podia ser melhor, o Tareco, o Fuscas, o Jonas e o Cantigas já prometeram votar no PSD em setembro.

Para terminar, não podia deixar de referir que a senhora Secretária, apesar da idade, continua uma gata!

Enviado por Denúncia Anónima.
Sexta feira, 31 de Março de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira