Omissões à medida


Somos os melhores do mundo. Desde que paguemos, claro.

N ão há muito tempo, surgiu uma notícia no sempre à disposição jm-M, a dizer que a Madeira tinha sido nomeada para melhor destino turístico de cruzeiros da Europa, nos “World Cruise Awards”: Madeira nomeada pela primeira vez para melhor destino de cruzeiros da Europa (jm-madeira.pt link). A competir connosco estavam Atenas, Barcelona, Croácia, Kotor (Montenegro), Lisboa, Londres, Mónaco, Nice Costa D´Azur, Oslo e Roma. 

O problema é que isto não está completamente certo. Confesso que não sei a razão. Ou melhor, presumo saber a razão. Para passar a ideia que os Portos da Madeira são "the best". De facto a Madeira propôs Funchal para... Mas o Funchal é um entre outros destinos. 

Como por exemplo Lisboa, que está nomeada, mais uma vez, para os World Travel Awards para o Melhor Porto de Cruzeiros Europeu e Melhor Destino de Cruzeiros Europeu (onde não aparece a Madeira): Porto de Lisboa é candidato a melhor da Europa no setor dos cruzeiros – Executive Digest (link).

Também foi nomeada, Lisboa, para os World Cruise Awards (onde aparece a Madeira)  para  o Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa e Melhor Destino de Cruzeiros da Europa. Também aparecem aqui os portos de Atenas, Barcelona, Dubrovnik, Kotor, Londres, Madeira, Monte Carlo, Nice, Oslo e Roma. 

Nota: o Funchal para Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa é algo inconcebível, um projeto mal desenhado, pequeno, que afugentou todo o comércio que havia antigamente, que para processar bagagens é de contentor na rua e onde as mangas de acesso aos navios nunca funcionaram! Mas tem bons gabinetes de Função Pública, uma vista incrível.

O jornalista esqueceu-se do resto da notícia. O Jornalismo tem de ser isento e as notícias devem ser factuais. Aqui o jornalista mente por omissão. Trabalha, escreve para quem lhe paga o ordenado. O DESgr, via patrão AFA. 

Mas ele não disse, mas eu vou dizer, é que a Madeira PAGOU para estar na lista. Ao contrário de Lisboa. 

Mais do que promover o porto é dizer que os titulares são de sucesso.

É normal aqui no burgo este tipo de confusões. Somos o melhor destino turístico em “cliques” nas páginas das agências de viagens; em “cliques” no setor do imobiliário (na página de uma agência), somos o melhor em “cliques” na saúde, …

Até tivemos aqui a perorar um CEO da ERA Portugal, da REMAX, …. e , desculpem a expressão, “masturbamo-nos todos”, sobretudo os jornalistas e os jornais do betão do que eles dizem, para no dia seguinte, aqueles que diziam que eramos os melhores, dizerem “Para os norte-americanos, os Açores são como o Hawai português”, diz ERA Portugal – ECO (sapo.pt link)

E Hawai por Hawai, naturalmente os milhares de nómadas em lista de espera vão para o Hawai português, naturalmente. Porque o mesmo homem que “encheu” a boca do prémio para o melhor terminal de cruzeiros, é o mesmo que diz que “nómadas dos EUA, é cá connosco”. Ele , o chefe dele, … e quem os acompanha.

Enfim, neste DESgr todos ganham todos o prémio dos “caga-milhões”. Ah isso ganham….

Porque este DESgr afinal é uma amostra do professor da imagem central desta peça. Qual a fatia maior 4\6 (Marty ) ou 5\6 (Louis) de uma pizza?. O aluno responde certo e o professor errado.   

Mas o que interessa e poucos dizem ou quando o fazem apenas numa nota de rodapé, segundo o INE, a evolução dos rendimentos dos Madeirenses em 2020 foi a menor do todo nacional, região por região. E em 2021 a coisa também foi assim: (Portal do INE link), quando foram bem pagos por todos nós (empregos que são para os de sempre) forma como o DESgr, tenta e mesmo assim não consegue, baixar a taxa de desemprego. Quem lá (não) trabalha, nunca morrerá de coração, mas de inação.

Como é a região em que a pobreza aumentou mais. 

Como é a região do país onde a saúde, as queixas sobre a saúde, as listas de espera aumentaram mais. 

No que interessa, finanças, economia, saúde, acção social (tudo setores onde o DESgr pode fazer diferença e é autónomo) somos apenas os piores dos piores.

Como os antigos romanos, pão e circo, para o DESgr se manter no poder, é o que nos dão. E nós, infelizmente, aceitamos. Assim, não temos perdão.

Luís Matos

Enviado por Denúncia Anónima.
Segunda-feira, 1 de Agosto de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira