A impunidade juvenil, seja em que idade for!

 

Imagem JM (link)

A divisão etária tem vindo a alterar-se com o aumento da esperança de vida, há relativamente pouco tempo, entendia-se por jovens os indivíduos até os 19 anos, adultos entre os 20 e os 59 anos e idosos dos 60 anos em diante. Se por um lado a esperança de vida altera estas noções, digamos que a educação e formação atual provoca um contrassenso, imaturidade mas, até ver, migramos a divisão das faixas etárias, onde agora considera-se jovens até os 15 anos, adultos entre os 16 até 64 anos e os idosos dos 65 anos em diante. Tudo isto é empírico, tal como dizem que as raparigas tomam juízo mais cedo do que os rapazes. Isto vai dos meios, das famílias e das companhias. Creio que o acesso à informação provoca uma consciência de "adultez" mais rápida nos jovens dos nossos tempos, mas que não acompanha na personalidade pois não deixam de ser "acriançados", com instintos exibicionistas de afirmação. Ora, isto é perigoso porque os jovens não estão a perceber que de repente se "criminalizam" mais cedo. O mundo tem antecipado a entrada na idade adulta aos jovens mas, a sua condição humana e mental não está a acompanhar. Por exemplo, muitos países expandem as responsabilidades e atividades permitidas aos grupos de jovens, quando ganham o direito do votar ou de conduzir veículos, o que acompanha a responsabilidade penal aos 14 ou 16 anos, nalguns países.

Era aqui que queria chegar, esta coisa de ser jovem intocável mas com maldade de adulto está a gerar impunidade na noite do Funchal. Outra realidade é que alguns pais criam "animais" mas quando a polícia tem de atuar é o ai Jesus. Assim nasce a impunidade. Muita juventude é insolente e chica-esperta para a idade que tem, deveriam ser mais humildes e se deixarem de pensar que, sendo mauzinhos, ganham um trono. É que essa ideia desfaz-se na primeira entrada na Cancela, desaparece o Rambo e os amigos.

Cada um tem de contribuir mas e se os jovens não querem? Então que se dê mais direitos com os deveres e ainda a criminalização dos atos, para começarem a pensar que não estão impunes pela idade! Assim começar a apanhar corretivos mais cedo... ou andam na linha (por favor! às direitas!). Digo isto porque cada um tem de dar a sua parte mas, a sociedade já tem regras, se não cumprem de que vale?! E, quem estiver com posições do tipo Zen que tudo desculpam, é só chegar ao dia em que lhe roubam a carteira, que experimentem violência, assédios e vandalismos no que é seu. Os Zen costumam estar muito mal preparados para estas situações.

Há um grave déficit de respeito pelo próximo na Madeira, geral, os jovens assimilam e dão-lhe o cunho do exagero. Aquela exceção do vandalismo no Porto Santo deveria ter sido exemplo e afinal abriu precedente, é assim que as elites com influência estão sempre a estragar as regras. Começa na educação que é culpa exclusiva dos pais (na escola dá-se formação) mas também falta uma polícia mais apoiada nas suas funções (doa a quem doer). Atua sem força, desmoralizada e com medo, sem força por interferência política, desmoralizada porque prende e vê os criminosos na rua por ordem do Tribunal e com medo porque num instante, tendo absoluta razão, ainda o tramam por causa de alguma elite com poder a mais! Também é preciso dizer que a Polícia deve se afastar da Política e do Poder, é de segurança pública e não de polícia política que se trata.

Tenho visto no CM queixas de ruído, violência, velocidade (corridas), um dia destes, o remédio santo mas, que pagará o justo pelo pecador, teremos tudo a fechar mais cedo, radares nas vias, as bebidas alcoólicas reguladas e fiscalizadas como na América do Norte (EUA e Canadá), etc.

Dentro desta irresponsabilidade exagerada, é preciso distinguir um grupo que são mesmo mauzinhos e querem confusão. Estão para se embebedar e provocar zaragatas, são grupos que se alimentam da violência e do vandalismo como divertimento na noite.

A lei do ruído, a falta de mão dura contra o crime, a venda de álcool, os horários dos estabelecimentos e o controlo das vias são pechas que vão continuar a migrar para pior. Os comportamentos são deliberados, com maldade e ímpeto que sacia seres malformados que gostam de gerar danos físicos ou emocionais, a violência é um hobby. Para mim, com estas cabecinhas, jovem vai atualmente até aos 40.

Enviado por Denúncia Anónima.
Sábado, 30 de Julho de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira