Brigas à parte. Máscara, sim ou não?


E stamos num dia de brutal discussão de prós e contras das máscaras. O não ganha porque incide sobre o facto do Governo Regional estar a obrigar o seu uso no espaço exterior, em qualquer circunstância, e as pessoas pensam em actividades seguras e isoladas e consideram um absurdo.

Eu não estou aqui para convencê-lo mas para esclarecer. O que lhe peço, é que não leia com preconceito. Vá de espírito livre.

O grande erro nos EUA e na Europa, é que as pessoas não estão usando máscaras de forma contínua e regrada. Este vírus é transmitido por gotículas, de saliva ou espirro, por  e contacto próximo. Gotas desempenham um papel muito importante na transmissão — você precisa usar uma máscara porque, quando fala, sempre há gotas saindo da sua boca.
George Gao
Director-Geral do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças

O problema do uso de máscara é simples, a maior parte das pessoas não ligadas à área da saúde jamais passou pela experiência sobre como usar as máscaras correctamente. Isso pode fazer com que o objecto as faça encostar a mão nos seus rostos, por desconforto e com mais frequência, sem tomar os cuidados básicos. Como se sabe, levar a mão contaminada até o rosto, em especial com contacto com olhos, nariz e boca, é uma das principais formas de contrair a Covid-19. Portanto, a mesma máscara bem usada é um aliado protector, mal usada um inimigo temeroso. E o que vemos todos os dias na Madeira? Meus amigos, risco completo, quase ninguém leva a sério nem presta atenção. Se surgir um surto de Covid-19, a maior parte de vocês leva uma lição para a vida. Aprenda a manusear correctamente.

Para usar uma máscara, de preferência cirúrgica, com segurança, existem três cuidados principais:

  • Higienizar as mãos antes e depois de encostar na máscara para colocá-la ou tirá-la do rosto. Jamais encoste na área frontal que protege o nariz e a boca nas mãos e rosto;
  • Tome cuidado para não colocar a mão na máscara e não ficar ajustando sua posição na face sem higienizar as mãos antes;
  • As máscaras devem ser descartáveis e usadas por apenas 4 horas ou caso fiquem húmidas. Esta é a melhor solução.

O que temos na Madeira?

  • Política a mais e falta de explicação a menos.
  • Excepções a mais e rigor a menos.
  • Elites que dão maus exemplos e fomentam o descrédito de bons conselhos.
  • Um serviço de Saúde fraco que coloca os Governantes em permanente desconforto, sem poder justificar as decisões com a realidade ... de que são responsáveis.

O tipo de máscara. Os seus hábitos. O rigor com que leva a situação e acata decisões, ponderadas e lógicas, percebendo que pode ser infecto(a) e não está à margem, é importante. Convido a ver o video que se segue. Tem pouco mais de 14 minutos mas, pode lhe salvar a vida. Foi gravado a 27 de Abril e continua tão actual vendo as discussões de hoje.


Eu tomei partido? Não! Aconselhei-o a ser prudente, explicando, não vá em ondas a favor ou contra, eduque-se para usar máscara com bom senso. Quando deve, quando não deve e manuseando correctamente.

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 29 de Julho de 2020 20:31
Todos os elementos enviados pelo autor.