Caralhinhos de Ouro 2022


D esde 1951 que os jornalistas anónimos do Correio da Madeira votam nos melhores caralhinhos do ano. Como não havia democracia na Madeira, Oliveira Salazar foi o primeiro vencedor do galardão, mas depois do 25 de Abril de 1974, Alberto João Jardim agarrou todos os caralhinhos que podia. Este ano a Redação do Correio da Madeira decidiu, a exemplo de outros meios de comunicação independentes que se publicam na Madeira, dar o voto aos jornalistas idóneos e as surpresas não se fizeram esperar. 

1. Caralhinho de ouro para o melhor político da oposição de 2022: 

Os nomeados para o Caralhinho do Melhor Político da Oposição são: Miguel Castro do CHEGA, Sérgio Gonçalves do PS e Roberto Vieira do RIR.
E o prémio vai para (suspense…) para Sérgio Gonçalves porque conseguiu "monopolizar" os votos de todos os elementos do júri. Parabéns ao vencedor.

2. Caralhinho de ouro para o melhor cronista intelectual de 2022:

Os nomeados para o melhor cronista intelectual de 2022 são: João Paulo Marques pela saga “O bom, o mau e o vilão” que vai ser publicado em livro pela Livraria Irmãs Paulinas, Medeiros Gaspar pelo combate ao Centralismo de Lisboa, Bruno Melim pelos textos desconexos que ninguém percebe e José Prada pelos Relatórios de Atividade do PSD-Madeira.

E o prémio para melhor cronista intelectual de 2022 vai para… (suspense maçónico)… Alberto João porque não foi nomeado e se não ganhar abate-se um temporal na passagem de ano como costuma acontecer no aeroporto, mas também porque o Bruno Melim foi excluído pelo exagerado número de erros gramaticais.

3. Caralhinho de ouro para o melhor jornalista de 2022:

Os nomeados para o melhor jornalista de 2022 são: Ricardo Oliveira, Agostinho Silva e Mário Gouveia pela defesa do jornalismo independente de excelência a que nos habituaram no ano de 2022. O jornalista Jorge Sousa foi excluído da nomeação por andar a fazer "caixinha" com alguns elementos do júri.  

E sem perder mais tempo com bilhardices, o prémio vai para … (suspense) … (ainda mais suspense) … Mário Gouveia pela marmelada num direto da TVI (link)! A partir daí ele nunca mais foi o mesmo.

4. Finalmente, o prémio do maior caralhinho de ouro, isto é, para o melhor Governante de 2022. 

Os nomeados para o melhor Governante de 2022 são: Miguel Albuquerque, porque foi mandatado para isso, Avelino Farinha pela betonização da ilha, Rui Barreto por não ter feito nada, Luís Miguel de Sousa pelo segredo do novo contrato, Rita Andrade pela dedicação aos pobrezinhos e o Chef do Savoy Palace pelos Jantares de Natal.

E o prémio vai para … (suspense) … para o Chef do Savoy Palace pelo excelente prato de trufas crocantes salteadas em molho vilhão.

PS: Para o jornalista que não acha piada aos textos de humor que saem no CM, vamos baixar o nível intelectual e contar a piada da galinha que atravessou a estrada. Porque é que a galinha atravessou a estrada? …. (suspense de 10 minutos para dar tempo aos neurónios) … A galinha atravessou a estrada … para chegar ao outro lado! Será que ele percebeu esta?

Nota: como não sai prémios para miras deixo uma receita de "carajitos": link