O que diriam os Repórteres Sem Fronteiras da Madeira?


A tirada e o jornalista são mostra da paciência de Augusto Santos Silva

A nualmente, uma organização designada por Repórteres Sem Fronteiras (RSF) analisa uma série de parâmetros por país para avaliar a saúde da Liberdade de Imprensa no mundo. A Madeira, depois de despachar tanta posta de pescada, insultar Lisboa, Costa, Marcelo, Instituições, não respeitar Tribunais e ainda menos se for o Constitucional, para além de se insinuar pela independência, disse ao Presidente da Assembleia República, na sua visita à Região, que "Continuamos a nos sentir destratados e hostilizados", afirmação do Presidente do Centro Cultural da Alfândega. Como sabemos, e apesar de ter sido jornalista, ele gosta imenso das notícias "oficiais", no modelo de comunicação social que temos na Madeira.

A Madeira desfruta de dupla sorte para não se ver acastanhada no mapa (tipo Rússia), uma é a sua diluição no país e outra pelo facto da RSF não avaliar a "qualidade do jornalismo". Digamos que, os insultos à inteligência de um jornalismo vergado passa ao lado, pelas análises específicas de ataques diretos aos jornalistas e aos meios de comunicação. Mas, também avaliam formas de pressão indireta na imprensa, mas como? Cortar publicidade para afogar e mudar de mãos? Dar publicidade consoante os grupos e jornalistas estiverem amestrados e condicionados? Aos oligarcas?

Se nos focarmos na Madeira, esta forma de avaliar a Liberdade de Imprensa joga muito a favor da que temos nas mãos de oligarcas e consequentemente governo. É caso para dizer que aqui os maiores culpados também podem virar o bico ao pego e dizer: "Continuamos a nos sentir destratados e hostilizados".

Se algum dia usarem estes conceitos, percebam como também aqui andamos maquilhados. Repórteres Sem Fronteiras é mais ou menos os jogos, un, deux, trois e apita ... E você, qual a perceção que tem depois de algum tempo de imprensa nas mãos dos oligarcas? Tal como nos prémios ao clique, não se iluda com as designações das analises. Vamos a essa Madeira independente para avaliação direta! Recuerdos a 3 páginas:

Enviado por Denúncia Anónima.
Quarta-feira, 21 de Setembro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira