Uma Iniciativa mais melhor boa!


A ntes de tudo, convém esclarecer que sou amigo do Nuno Morna e só não digo que o amo porque soa a “mariquice”. Terminadas as apresentações, vamos ao motivo que me fez escrever sobre a Iniciativa Liberal. Pelo que conheço do Nuno, ele tem um humor requintado mas não gosta de rir com coisas sérias e, para ele, a Iniciativa Liberal é uma coisa séria.

Mas que se lixe! Se ficar chateado é para o lado que durmo melhor!

A maioria das pessoas não sabe o que é o liberalismo, mas quase todos já nos apercebemos de que João Cotrim de Azevedo está para a Iniciativa Liberal como o André Ventura está para o CHEGA. Resumindo, tal como o CHEGA, se os líderes morrerem os Partidos correm o risco de sumir!

Alias, não é preciso ter muitos neurónios para perceber que os milhares de votos na IL das últimas eleições nacionais deveu-se à imagem sóbria e séria de João Cotrim de Azevedo e não aos valores que o Partido defende. 

Mas não falemos de coisas macabras! Já todos nos apercebemos de que a IL na Madeira é o único partido da oposição que, a um ano das eleições, já está a dar um ar da sua graça com um marketing inteligente, virado para um público seletivo. Estou ciente de que a maioria dos iletrados não percebe muitas das suas publicações mas a mim faz-me lembrar os famosos insurgentes do PND. Que saudades das cenas de pancadaria! Nunca um Partido bateu tão forte e feio no PSD como o PND. 

Mas se ninguém percebia de que era feito o PND, o Liberalismo já tem história em muitos partidos da Europa e do Mundo. Trocando por miúdos, o liberalismo é, mais ou menos, todos ao monte e fé em Deus, ou seja, a IL defende a livre iniciativa dos privados sem os chatos do Estado a chatear.

Até agora ainda não se percebeu o que faria a IL se fosse Governo em Portugal. Como poderia controlar a escalada de preços dos bens essenciais se considera que o mercado se auto regula, isto é, quanto maior for a procura, maiores serão os preços e vice-versa. Como iria a IL impor um limite de preço nos combustíveis monopolistas se, nos seus genes, defende a liberalização do mercado? Como é que a AFA iria construir Viadutos e Túneis se os impostos são o inimigo público da IL? E como seria o Serviço Regional de Saúde? Privatizava-se a Saúde e o Estado paga as despesas da saúde de todos os cidadãos? E as Tascas? Estariam abertas 24 horas para liberalizar o coma acólico dos adolescentes?

Para os madeirenses que irão votar na IL (e parece que serão os suficientes para a IL eleger pelo menos um deputado) ficará para sempre sem resposta a questão de fundo: Vai a IL-Madeira fazer coligação com os Socialistas Laranjas ou com os Socialistas Cor-de-Rosa? 

Muito sinceramente ficava bem à Iniciativa Liberal eleger um deputado que fizesse oposição, seja a quem for, mas até à data não tivemos nenhum esclarecimento sobre este assunto. Se é para se coligar então o bom é não ter intermediários e votar logo nos Socialistas Laranjas! Pelo menos a desilusão é menor!

Parece que a única promessa solene que podemos esperar da IL é que o Nuno Morna coloque uma Banda Gástrica para emagrecer. Esperemos que pelo menos cumpra esta promessa!

Enviado por Denúncia Anónima.
Quarta-feira, 31 de Agosto de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira