O desenvolvimento deve ser humano e não betoneiro


Entranhou-se no madeirense o vício dos senhores
do betão, do alcatrão e do Alberto João

H á pessoas adultas no mundo que se sentem bem na guerra, a paz desorienta-os, porque sempre viveram em convulsões, lucram com a guerra e a esta é a sua normalidade. Na Madeira é igual, mas noutros termos, vivemos em regime autoritário de ditadura polida pelo controlo total da economia e da informação. A Madeira, grande parte do eleitorado, é como "vilhão", tem que ver e mexer para se sentir convencido, por isso prefere obras que são ganha pão de muitos, até de políticos, fazem dívida, encaminham metade do orçamento regional para as ditas e empobrecem a população. O benefício é efémero enquanto dura a obra. O dinheiro jorra assim para eleições, tem proveniência, em numerário e em serviços Sociais e das instituições do GR.

Os mandatos de Alberto João, do PSD sempre e até aqui, não produziram só obras, também "obraram" pobres. O pobre é um dos resultados da mesma governação há décadas e quanto mais durar maior será a sua capilaridade e maior será a compra total de tudo o que mexe. O pobre e dependente passará a escravo manobrável por frangos congelados. O processo de esclavagismo já começou, vêm com mel nas eleições, não sobem os vencimentos com a crise da mão de obra e agora vão perseguir os apoios sociais, para que você se veja com perda de rendimentos justos, e assim aceitar os vencimentos miseráveis que os "patrões dos políticos e governantes" estão dispostos a pagar. Você não vê isto? Não vê como precisa "estar morto" para receber um subsídio social? Os serviços do Estado e os subsídios sociais são olhados como sustento de vadios quando as pessoas pagam impostos, e de tanto dizer isto, você eleitor e pobre ainda acredita.

Quando entramos na antiga Comunidade Económica Europeia, o sonho mais comum de todos era atingir os níveis de bem estar dos povos do norte, o poder de compra, os serviços do Estado, a idoneidade dos políticos, a Lei a actuar e a ordem. 40 e muitos anos depois nada disso foi conseguido e não foi por falta de apoios, você também não vê isso? Já reparou que os transportes e comunicações numa ilha como a nossa estão cada piores? Transportes aéreos, marítimos (sem ferry), frete/carga cada vez mais caros, Correios miseráveis, Internet pior do que antes do cabo submarino, quem lucra com este isolamento? O monstro cleptocrata, sempre os mesmos beneficiários, a contenção de notícias e a não promoção de comparação vendo outros ambientes.

Isto não é a Coreia do Norte ou a Venezuela mas é um meio termo dos dois, com uma democracia limitada, em larga medida de candidatos e partidos comprados, onde quase metade do eleitorado não vai votar e que por isso o poder consegue comprar gente para votar.

Hoje, o favorito à liderança do PS Madeira foi um indivíduo que ajudou o Cafôfo a não vencer as Regionais na única oportunidade de ouro, porque reconhecidamente é do lóbi do Sousa e foi contra o ferry, é pau mandado do desastre táctico chamado Iglésias que teima em arranjar soluções para continuar. A principal pecha visível de Cafôfo é favorito! Imagina-se que sendo eleito e sabendo das suas ligações, o jornal do Sousa e do Avelino darão amplo destaque, um pouco a exemplo do secretário do turismo que enche os hotéis do Avelino mas não tem política para a Madeira. A ser Presidente, será outro que aparecerá todos os dias em destaque porque é mais um do conglomerado de interesses. Porquê votar em sucedâneos e não no partido único? Qual a diferença? As próximas Regionais consumarão as intenções de mais 18 anos de poder do PSD-M com muita abstenção por falta de alternativas. O PS-M por este andar levará um banho por culpa própria, por se vender e só rodar lobistas, fracos, surdos, etc.

Se não se mexeu até aqui, digo-lhe que o seu futuro passa por emigrar ou ser escravo. O ideal de União Europeia nunca mencionada no Atlântico morrerá. De propósito! Quando o controlo for total, nem os vendidos que ajudaram a montar isto terão futuro, não piarão! Esmagadoramente.

Falta menos de dois anos para as Regionais e o PSD-M faz o que quer e os jornais continuam com os bibelots da oposição para serem idóneos, até parece que agora não fazem parte do monstro. Só se pode corroborar... LINK. Fico curioso sobre o que vai ser o Correio da Madeira no futuro!

Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 04 de Dezembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira