Escreva conciso, 72,7% lê por telemóvel.

 

O CM é livre, quem tem vontade de escrever faz a casa, o CM é de quem escreve. Alguns, que não se revêem nos textos fazem ameaças e que o site vai se perder, entendem que não contribuem escrevendo a sua posição mas não querem que os textos dos outros saiam. Significa que se houver um ditador que mande calar todos... ganha, não vamos por aí. O CM nasceu justamente por só haver narrativas únicas, perseguição, imposição, assédios e silenciamento. Somos o último ou único espaço livre de opinião consoante a perspectiva em que se puserem.

Este site não é com certeza de quem silencia os outros, de quem tem uma imparcialidade inclinada, de quem é estudioso mas não partilha, de quem sabe, chama os outros de burros e isso é suficiente. Não é de quem se deu mal com o poder mas está como bibelot no palco de quem o persegue, de quem faz jogo duplo, para ter ascendente com todos mas diaboliza, etc. Já fomos mais tolerantes, mas o tempo tem refinado os actos dolosos contra o CM, porque muitos perderam. Quando vemos maldade, passamos a banir. Para além da maldade, ser autoritário sem respeitar a opinião dos outros terá mesmo caminho. A democracia tem regras, tem conduta e tem respeito, democracia não é libertinagem e a sua vontade exclusiva a perseguir. Aqueles que, não argumentando, simplesmente entram no jocoso pateta, porque querem eliminar, descredibilizar mas não quer ter trabalho a escrever, não têm lugar. Agora, debate "duro" é bem vindo, o que não existe na Madeira. Mas, não queremos "debates de TV com barulheira", queremos que cada um, certo ou errado, diga a sua opinião e depois os leitores decidem quem tem razão. O formato escrito auxilia. Se é contra algum texto escreva o seu pensamento e coloque a que texto se refere para colocarmos claramente e as pessoas poderem comparar.

Este site, pela enésima vez, é de opinião e não de notícias, estamos dependentes de quem escreve para ter sucesso e não dos que exigem e ameaçam com lei da rolha, porque assim estão habituados a ganhar com pouco trabalho. Todos aqueles que não respeitam a opinião dos outros e fazem de tudo para assediar serão bandidos. Temos a mesma dedicação com todos, temos a nossa opinião pessoal mas não interfere na publicação, nós que sustentamos a plataforma todos os dias com dedicação, esmero e praticamente "online", somos tolerantes e isso pode fazer uns se destacar mais do que outros (porque escrevem), temos o direito a exigir respeito pela opinião. Fazemos moderação, raramente aplicada pelos nossos standards. Ofensas a pessoas e não debate de assuntos, copias de notícias, bocas, textos sustentados na impetuosidade malcriada, textos sucessivos para fazer spam e ocupar espaço, etc, não saem.

Um bom texto é conciso e não longo com predicados, as pessoas ocupam o tempo no telemóvel, 72,7% usa telemóveis para ler o CM, 23,5% computadores e 3,8% tablets. Os principais números de referência, 70% usa o navegador Chrome e 12% o Safari; 46% usa Android, 28% Windows e 14% o iPhone; os maiores referenciadores são o Facebook e a Google (porque há poucos aderentes de Twitter e o Instagram não se coaduna para divulgar posts). Em números absolutos, quem mais vê CM é Portugal (em larga margem) e segue-se por ordem de importância EUA (retirados acessos de serviços), Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Jersey (para a população que tem, tiramos o chapéu). Se tem um assunto longo, seccione com título apropriado. Explicará melhor e cada ponto será melhor entendido do que uma visitação a todos eles num texto longo.

Quem diaboliza será banido, a democracia e a opinião pública tem que se dar ao respeito.