A cultura não tem cor, partido ou religião!


D ecidimos recorrer ao CM como forma de podermos expressar-nos, de feição diplomática e informal, algumas preocupações relevantes quanto à conduta profissional dos jornalistas João Pestana e Sandra Gonçalves. Temos observado, e recebido diversos relatos de colegas músicos, (comprovados com emails), sobre uma postura que aparenta falta de isenção e profissionalismo, o que é motivo de grande preocupação entre os artistas regionais.

Ao longo do tempo, tem-se notado que os jornalistas mencionados privilegiam com visibilidade apenas os artistas com os quais possuem laços de amizade/familiar, ou por quem nutrem uma especial admiração. Essa atitude resulta em um tratamento desigual, onde muitos outros talentos locais são menosprezados e não recebem a devida atenção. Tal comportamento compromete a ética e a integridade esperadas de profissionais da comunicação, cuja responsabilidade maior é a de informar de forma justa e equilibrada.

Diversos artistas da nossa região já tentaram, em diversas ocasiões, entrar em contato com João Pestana ou Sandra Gonçalves, buscando oportunidades para divulgarem os seus trabalhos mais recentes. Infelizmente, as respostas recebidas foram, invariavelmente, carregadas de desprezo, arrogância e prepotência. Esse tratamento não apenas desmotiva os artistas, mas também mancha a imagem dos jornalistas enquanto mediadores imparciais da cultura e da arte regional.

É importante ressaltar que alguns desses artistas já obtiveram reconhecimento significativo tanto em Portugal Continental quanto no exterior. Todavia, para João Pestana (mais conhecido pelo beto do Clube Naval) e Sandra Gonçalves, o talento desses artistas parece só ser validado caso estes demonstrem publicamente apoio ao Partido Social Democrata nas redes sociais. Esta postura não só prejudica a diversidade cultural, mas também fere os princípios de liberdade e pluralidade que devem reger o jornalismo.

Esperamos que esta situação possa ser revista pelo Diário do Farinhas, e que sérias medidas sejam tomadas para assegurar que todos os artistas regionais recebam o reconhecimento que merecem, com base no seu talento e esforço, e não em favoritismos pessoais ou afiliações políticas.

Em última instância preferimos morrer de fome, do que ter de lamber as botas ao partido do pianista de M***A, só para conseguirmos alguma visibilidade profissional! (Apesar de esta ser de extrema importância, para a contratação dos nossos serviços).

Quanto às festas organizadas pelo DN, sempre que necessitam de contratar os artistas locais, é uma choradeira para regatear cachets, e com promessas de "páginas de publicidade" ao longo do ano, que traduzem-se em promessas Cheganas! 

Por isso ide “sugar” na quinta pata do cavalo!

Obrigado, CM, por todo o trabalho feito até hoje, por expor toda a podridão política, que abunda neste “cantinhe do paraíse”, e por dar voz a todos aqueles que tentam ser calados pelo regime!

LIBERDADE SEMPRE!

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 8 de julho de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira