O Sousa não descobriu este filão ou o DN está a abrir a porta?

"Vanguarda"! 

I mpressionante isto com um material que tem reciclagem possível, a 100%! Então, os porta-contentores vão vazios para trás e não podem levar os pneus como levam outros materiais? É preciso reciclar, senão vamos acordar um dia para instalações no meio da serra que cada vez crescem mais a substituir a natureza. Esta solução não tem futuro. O desfile Prada não passa aqui?

O material, o pneu, tem uma enorme pegada ecológica no meio ambiente (atmosfera), na sua fabricação usa matérias primas como o aço, borracha natural e petróleo. A sua reciclagem é integralmente possível. Não na natureza não por favor, um pneu leva 600 anos a se decompor, segundo algumas estimativas.

Como se vê na foto, o possível, os pneus velhos ocupam um espaço considerável nos aterros sanitários, se forem incinerados de forma incorreta passa a poluição atmosférica, portanto, no aterro é menos mal e diz um pouco da inceneração que temos na meia serra. Vamos considerar que há responsabilidade mas esta solução, volto a dizer, não tem futuro, nem aqui nem naquelas paredes de socalcos!

Estamos em transição, mas tal como me enerva ver carregar carros com eletricidade de centrais térmicas, ver pneus no aterro é péssima solução. A reciclagem de 100 pneus resulta em 150 quilos de carvão mineral, 125 litros de óleo e 75 quilos de aço. Na decomposição em reciclagem, o gás que produz pode alimentar caldeiras onde os próprios pneus são derretidos, um ciclo que se autoalimenta.

Eu gosto de ver vanguarda nisto, não em baboseiradas para "roubar" os fundos! Se é para ter monopólios que façam alguma coisa, senão permita-se soluções de transporte por outros!

Parabéns ao DN-M, antes peças assim do que aqueles polígrafos de chover no molhado.

Enviado por Denúncia Anónima.
Terça-feira, 7 de Fevereiro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira