CMF: pocilga dos Viveiros.


S r. Calado, chamar de POCILGA ao que se passa no maior e único recetor de lixo da cidade do Funchal pode parecer despropositado, mas não é, como passo a explicar. Naquele exíguo espaço acontece tudo o que é preciso para que a cidade seja limpa todos os dias, até aí, não há muita novidade.

Ali são depositados diariamente lixos indiferenciados, transportados pela frota própria do município. Você me dirá que é para isso que o espaço serve. O que você não deve saber, e se sabe ainda é pior, é que os trabalhadores que lá servem são discriminados negativamente. Então repare, naquele ajuntamento de trabalhadores, que partilham os mesmos espaços, os mesmos vestiários e casas de banho, refeitórios e outros afins, existem dois tipos de trabalhadores, aqueles que eu diria serem os "porcos" reconhecidos e os "outros". Os que comem RAÇÃO e BOLOTAS e os que comem LIXO, os que recebem subsídios de penosidade e aqueles que trabalham no Parque de Máquinas e Viaturas, que conduzem, reparam, mexem em tudo o que foi conspurcado pelos primeiros. Nos carros do lixo, nas oficinas (quando são reparados na própria estrada), além das ambulâncias que chegam e são manuseadas, conduzidas sem qualquer higienização prévia...

Sabe vossa excelência, não há condições mínimas até na limpeza mais elementar que deveria existir numa lavagem auto, sem qualquer condição, servida por um único operador que por acaso neste verão não foi substituído nas ferias, fazendo com que aquela unidade tivesse ficado fechada durante 45 dias. 

O Sr Calado SABE que existem condutores, pintores que nada têm a ver com o lixo e que recebem o tal subsídio de penosidade? O Sr Calado, e os chefes a seu mando, têm a ideia do desconforto que uma eventual desatenção para com os trabalhadores das oficinas está a criar entre trabalhadores daquela instituição? Eu, no seu lugar, não penalizava quem serve com abnegação a sua cidade.

Nunca é tarde para serem reparadas injustiças, tenho a certeza de que aqueles trabalhadores lhe ficariam gratos, se um dia pudesse ouvi-los no seu local de trabalho para poder ver "in loco" tudo aquilo que lhe estou aqui a dizer. E não será tarde para reparar tamanha injustiça como gorjeta ou acréscimo salarial, ele é muito eficiente e apenas serve esse propósito.

Enviado por Denúncia Anónima.
Sábado, 29 de Outubro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
Adere ao grupo Opina Madeira no Whatsapp: link