Uma Zona Franca de insolventes


O Jornal Económico de hoje traz mais uma pérola da Zona Franca da Madeira, de repente, para não pagarem as ajudas ilegais do Estado às empresas... estão insolventes ou sem capacidade para pagar. Sem capacidade para pagar? Dirijam-se à banca e peçam um empréstimo. Mas insolventes? Então fazem um cagaçal com a Zona Franca, com condições que as outros empresas não têm e agora a Zona Franca é de insolventes?

Não tem recursos financeiros suficientes para cumprir suas obrigações de pagamento à medida que elas vencem? Provem! Há dívidas a fornecedores, salários e outros compromissos financeiros? E os ativos não têm valor? Vendam! Não me digam que só têm uma caixa postal?!

Mas insolventes como? Estou louco para poder ler a notícia. É uma insolvência patrimonial, os ativos da empresa se fossem vendidos, ainda assim não seria possível pagar todas as dívidas? É isso?

Mas, e a renegociação da dívida? O fisco não é mau diabo para facilitar em suaves prestações o que lhe é devido. Assim evitam ações legais... e ficam aptos para o GR, que agora detém o CINM, faça uma daquelas jogadas de capitalização com litígios inventados.

Bom, mas insolvente não é falência, certo? Ainda mexe. Mas, se é falência e a recuperação não for possível, procede-se à declaração de falida, levando à liquidação dos seus ativos para pagar os credores na medida do possível: o fisco.

Quer me parecer que um dia destes começam a sair notícias do CINM a conseguir angariar muitas novas empresas ... coincidências.

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 9 de julho de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira