As ameaças e os pretendentes


Poder é quando todos se calam para ouvir.

M al se soube, ou melhor, mal se relembrou que um dos acusadores era Gil Canha, para parte dos casos de corrupção na região, saltaram os caciques do PSD Madeira a ameaçá-lo e a enxovalhar nas redes sociais. Os defensores da "banalização da corrupção". Lembro que Gil Canha já teve perdas patrimoniais e ameaças no passado à sua família. E observado isto, não é preciso dizer mais nada sobre a democracia da República das Bananas, de muita gente que só é alguém com os benefícios do poder. Este regime não permite outras opiniões e contraditório sem avançar com a grande arma do medo. Moral da história, parabéns àqueles que criaram o Correio da Madeira para falarmos livres desta "porcaria". Democracia não é isto e, porque os partidos tradicionais não sabem estar, sobretudo os jovens estão a aderir aos populistas que ainda menos têm para dar. Fica um elogio ao Gil Canha, dos poucos que a par de Dionísio Andrade se mantiveram hirtos do antigo PND, alguns soçobraram, alguns com acusações mais graves do que na era de Jardim agora já não escrevem forte e feio por amizade, complacentes. Outros cederam ao lóbi da construção e ainda mais alguns fizeram acordos com um que está a responder em Lisboa.

Para um candidato, Miguel Albuquerque, que não assumiria o cargo de Presidente do Governo sem uma maioria absoluta, ver como ainda não foi embora quando acusado e arguido, rejeitado por PAN e CDS, seus parceiros coligados, mesmo que seja jogada, conclui-se que afinal a sua noção de maioria absoluta é muito "lata" e abrangente. Miguel Albuquerque fala com convicção a cada hora, mas está sempre a se borrar. Como é que a governação pode ser boa com estas certezas absolutas? Já imaginaram se o Representante da República era, neste momento, o promovido na altura, o Dr. Tranquada Gomes? Ainda bem que só foi agraciado e não "entachado". Digo isto porque esta Autonomia singular, onde PSD falhou, está armadilhada de tal maneira que o PSD-M é a solução. República das Bananas! Onde anda o primeiro e principal elemento do Regime Autonómico, o Presidente da Assembleia Regional? É um boneco que assiste, montado na boa vida. Como os cargos nada significam! O poder está nos oligarcas, na deputada do PAN, nas figuras alheias do expediente do PSD, o Élvio Sousa e equipa parlamentar enquanto oposição, o Gil Canha, os que fazem a diferença quando a nau naufraga.

Ver Cunha e Silva, Presidente da Mesa do Congresso e Conselho Regional do PSD-M, ex governante que muitos dizem ser o "operacional da dívida", a mando de Jardim, a falar de um novo Governo em condições bem diferentes para circunstâncias iguais às que levaram à demissão de Costa e eleições antecipadas, é sem dúvida uma jogada de manutenção aflita de poder, combinado com CDS e PAN. Ninguém dos 3 pode ir para eleições, dois vão desaparecer e o PSD vai perder o poder. O adiamento serve para branquear, esquecer e comprar eleitores. Será derramado dinheiro como nunca e as promessas irão ao impensável. Como é preciso investigar o porquê se investir tanto pelo poder.

Se esta estratégia do PSD vingar com Marcelo Rebelo de Sousa em dualidade de critérios, os prováveis Presidentes do Governo são João Cunha e Silva ou Manuel António Correia, o PAN será satisfeito com um Governo com mais senhoras após uma boa limpeza. É líquido que poucos dos atuais secretários vão sobreviver, e se calhar veremos o avanço das investigações a confirmar isso. Qual dos dois? Eu diria que João Cunha e Silva, porque precisa de estar presente enquanto "operacional da dívida" e é o mais informado do que é a corrupção em causa. Não julgo que seja momento para Manuel António Correia se queimar. Será o eterno desejado. Note-se que depois da "sacanice" que lhe foi feita para sujar o bom nome nas internas, usando de novo os Tribunais, para arrumar um delfim de valor, quando se ilibou tornou-se um trunfo do PSD completamente limpo de suspeitas. Não há muitos no PSD, quase nenhum. Será um dia candidato com força, o problema é resistir aos empurrões dos chulos do partido, os que arruinaram o PSD, que o desviaram da sua matriz basista e que o entregaram a uma elite bacoca desprezível. O PSD ainda é governado pelos oligarcas.

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 30 de janeiro de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira