A racha imobiliária


Quantas pessoas têm problemas com a construção?

F alamos de "bolha imobiliária" mas também existe a "racha imobiliária", quantos e quantos depois de se esforçar para comprar casa, sobretudo um apartamento, depara-se com um prédio que foi construído por um empreiteiro que deu falência para fugir às responsabilidades, de gente que nunca mais se encontra ou de gente furtiva, calejados de saber o esquema para fugir a todas as responsabilidades?

Os problemas mais comuns na construção são rachas, descolagens de revestimentos, infiltrações e humidade para além das más impermeabilizações, portas atascadas por movimento da estrutura e não da humidade na madeira, má qualidade de materiais, má idealização na arquitetura que geram inconvenientes que só se resolvem com a alteração da aparência do prédio (meter caixilharias por exemplo), problemas de falta de rotura térmica que geram muito calor ou muito frio, falha na eficiência energética (e nada disso foi contemplado no PRR regional). Muitos de vocês ao ler este texto terão outras para adicionar.

Na questão da construção na Madeira, muita gente sabe o que é encontrar falhas, ter gastos para arranjar, o que resulta de uma construção mal feita ou feita com empreiteiro cortando custos. Quando a terra está quieta já há estas falhas, imagine-se um sismo mesmo fraco, o que fará nestes prédios? Com os "sismozinhos" que temos, os prédios já mostram resultados com rachas e descolagem de cerâmicas. Que a Turquia sirva de exemplo, muitos prédios ruíram de uma maneira que confirma falhas na construção. Não é por acaso que um empreiteiro foi a apanhado no aeroporto quando fugia. Como seria na Madeira? De prédios a obras públicas!

Há muito empreiteiro que enche os bolsos, deixando as pessoas com dívida ao banco até serem velhos, mas sempre a gastar em arranjos, dinheiro essencial pra seu dia a dia. Temos uma segunda forma de esclavagismo das obras, os que trabalham e os que recebem o dolo. Como veem, também com privados, os que "obram" fazem rendas. Obras, o modelo que nos mata.

Como é feita a fiscalização cá?

Quais as garantias que um comprador tem verdadeiramente neste ambiente esquemático? É só um documento proforma ou é "fiável"? Estão a fazer o mesmo com os Vistos Gold? Estimo que esses cá têm dinheiro para meter algum pelas canas dentro ... ou fugir da Madeira, há russos com esses poderes ...

Enviado por Denúncia Anónima.
Domingo, 26 de Fevereiro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira