Acerca da Lagoa do Pico da Urze


T enho lido algumas publicações sobre esta lagoa e seu funcionamento e da produção de energia em circuito fechado. Quero falar do ano hidrológico, no dia 1 de Outubro de 2020 a Sra Secretária do Ambiente Susana Prada disse muito devagarinho e cito “há muitos anos que não tínhamos um ano tão bom”, DN – “a governante classifica este ano hidrológico de muito bom”.

A 7 de Janeiro do presente ano, Francisco Taboada, administrador da Empresa de Eletricidade da Madeira disse um pouco mais rápido e cito “não foi um bom ano hidrológico” o que mudou em 3 meses?.

E este case-study a nível mundial:

(...) nós tentamos turbinar a água ali na zona dos 5/6 metros (...) muitas vezes as pessoas questionam-se porque é que a lagoa não está cheia, a lagoa não deve estar cheia porque se a lagoa estiver cheia e houver uma chuvada nós não temos capacidade de encaixar essa água. Engº Francisco Taboada - Presidente da EEM

Bravo... o resto do mundo é que está errado. E se não houver chuvadas até ao Verão já viram a água que está a ser perdida neste momento? E mesmo se estiver cheia e chover qual é o problema? Portanto, se houver um período de seca não temos água. Turbinamos com ar. Encaixa-se ausência de água na lagoa. A seca do continente e a falta de água nas suas barragens é um não problema e o seu recente enchimento é um erro. O que fazem os jornalistas? Deixam falar?

Falha o nome da central de propósito?

Cheira-me a desculpas esfarrapadas. Dizem que o problema da lagoa do Santo são gases que provocam fissuras no material impermeável deixo aqui uma dica, já sabemos que este governo é exímio a sacar fundos europeus a fazer estudos de impacto ambiental e de viabilidade...

P.S.: nota negativa ao jornalismo de investigação desta terra.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira