Previsão Meteo, ou é do malho ou é do malhadeiro.

 

P ostas as coisas desta maneira parece que falham de vez em quando, o problema é que falham tanto que depois de passar a "neura do 20 de fevereiro", os avisos do IPMA, por ficarem quase sempre aquém das expectativas, pelo menos para quem mora no Funchal, cria-se a ideia de "faz a tua vida desligado das previsões do IPMA porque senão vais te arrepender". Isto é péssimo, as pessoas instalam os aplicativos nos telemóveis e começam a ver as "manchas" por onde andam e assim, o IPMA vai perdendo influência.

O radar do Porto Santo não trouxe mais precisão nas previsões meteorológicas, ao ponto do norte já ter sido surpreendido e é a área de melhor cobertura. Ainda neste último fim de semana, coisa sem gravidade, deram alerta amarelo para chuva, nada aconteceu e no dia seguinte, sem aviso, é que choveu bem. Eu ainda vou ver alguma prova "outdoor" no meio da serra a ser apanhada desprevenida ou alguma prova de "guardas" (que morrem) e ninguém teve culpas. Às vezes a malta esquece rápido o passado.

Vão inventar mais uma necessidade nos equipamentos? É a tirada que está à mão como se fosse Lisboa para o Governo Regional? Como o equipamento pretendido no aeroporto que não vai fazer aterrar mais aviões mas vai iludindo as pessoas? O que pode fazer é nem levantar voo na origem e aí desce a inoperacionalidade. Uma leitura a jeito dos jornais do regime. Começo a achar que a qualidade da previsão ou é dos modelos caducos ou é dos profissionais, porque os equipamentos detetam, o que é preciso é interpretar, e reparem que não quero previsões a 10 dias, só quero para horas (é suficiente), foi para isso que o radar do Porto Santo foi instalado. Ou é zarolho para sul?

Eu sigo a meteorologia e dá dó que os americanos, os franceses e os checos sejam mais credíveis do que o IPMA, sem descartar os nossos vizinhos das Canárias. Apesar de tudo, temos muita sorte com o "tempo", acreditem, ora passa entre a Madeira e os Açores, ora bate nas Desertas, ora abate nas Canárias, ora foge para os Açores e aqui nem dão as notícias, para as pessoas não começarem a pensar um bocadinho. Sobretudo daqui perto nas Canárias.

E sinceramente, não pensem que estou a ser duro, é que vejo por aí uns carolas dedicados à causa da meteorologia nas redes sociais que bem levam bronca, por causa de fazerem fé no IPMA.

Enviado por Denúncia Anónima.
Segunda-feira, 31 de Outubro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
Adere ao grupo Opina Madeira no Whatsapp: link