Droga, de Calado mas também da PSP, Saúde, ARAE, ALRM, Associações, Segurança Social, SESARAM ... Turismo, Educação?


Ricos tachinhos de tantos que não se mexem.
Até que o problema bata à porta.

Estou a gostar dos textos do Correio da Madeira, parece que estamos de volta à realidade. Quero dar a minha opinião sobre o assunto que está a dominar o dia: a droga! (link).

O Pedro Calado agora é autarca, responsabilidade direta sobre a capital, por azar ou não está cada vez pior! Volta Gouveia? Se a situação escaldar, penso que Pedro Calado não tem qualquer pudor em mandar a batata quente para cima do Governo do Albuquerque, até porque quando saiu do Governo estava tudo bem, hehehe. Tem equipa para isso, todos com motivos.

Um ensaio para as culpas:

Em primeiro lugar a PSP. O tráfico de drogas e o seu consumo na via pública são ilegais. O combate ao narcotráfico na Madeira nunca foi encarado como um problema porque continuam todos a fingir que não existe. Mas existe, está a crescer e a destruir vidas todos os dias. Se tiverem medo do sistema, porque tem drogados, acabarão com todas as culpas.

Em segundo lugar a Secretaria da Saúde com a Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência que tem servido apenas para dar tachos aos amigos. Se aumentam os casos de toxicodependência, fica claro e evidente que a dissuasão está a falhar redondamente.

Ainda sob a tutela da Secretaria da Saúde está a Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCDA), que de operacional nada tem, onde o eterno Nelson Carvalho vai espalhando desculpas para nada fazer. Se insiste na prevenção então também tem que assumir o seu falhanço, a avaliar pela quantidade de jovens que têm caído na droga. Mais uma entidade que mais valia fechar.

Em terceiro lugar a ARAE, que tem medo de entrar nos lugares onde se vende droga e que todos sabem onde ficam. Estabelecimentos com droga no seu interior deveriam ser fechados compulsivamente sem possibilidade de reabrir. Lembro-me de há uns anos a Câmara mandar fechar uns bares que agora o Calado mandou reabrir. Uma vergonha. Da ARAE nem uma palavra se ouviu sobre droga. Continuam a procurar açúcar nos maracujás de banana?

Em quarto lugar a Assembleia Legislativa da Madeira, que é muito lesta a querer aprovar leis para multar os pais dos menores que consomem álcool mas faz-se de morta quando se fala sobre responsabilizar os pais dos jovens por estes se desgraçarem na droga. Talvez porque se o fizessem iriam meter ao barulho muitos senhores doutores, deputados e governantes... sabemos bem como educam os seus "rebentos" ... rebentam tudo à frente, não há lei, é a nova burguesia. Era ver se José Manuel Rodrigues encontra um espaço entre dois concertos para agendar isso.

Em quinto lugar as Associações, que recebem centenas de milhares de euros, para fingir que resolvem problemas sociais e assinar protocolos com entidades publicas, desbaratando dinheiros públicos a troco da colocação de alguns boys laranja nos seus quadros.

Em sexto lugar a Segurança Social, que teria a obrigação de manter um registo actualizado e transparente das pessoas em situações de toxicodependência e carência social até à sua plena reintegração na sociedade. Ao contrário, têm-se multiplicado em malabarismos de números para dar jeito aos responsáveis políticos, sem nunca enfrentar o problema de frente.

Finalmente, e tratando-se de um problema de saúde pública, o SESARAM, deve promover a classificação destes casos como problemas de saúde mental, criando condições para o tratamento e reabilitação médica gratuita destas pessoas, mesmo que para o efeito tenha de recorrer ao internamento compulsivo.

Adendas: para o Turismo, só faltava isto ser um destino para drogados da maneira como vai, temos todos os ingredientes! All inclusive! Para a Educação, e as drogas nas escolas, alguém ouve falar? Mas existe e a polícia entra por lá dentro. Tudo silenciado pelos Conselhos Executivos que, por alguma razão, são escolhidos a dedo pela política. Droga, se para Albuquerque não existe, então concordo que deve ser internado.

O filme que se segue: serve para elucidar os perigos das drogas. Adictos em heroína e cocaína, nos Estados Unidos, colaboraram numa exposição virtual (consentido). São fotos do antes e depois do abuso de drogas:

Há governantes que são mau exemplo.

Este texto foi escrito por um
ressabiado sensacionalista.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quarta-feira, 7 de Setembro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira