Os azares acontecem, repetindo todos os dias aumenta a probabilidade.


C reio que nem é preciso focar onde quero chegar sobre este texto que envio com vídeo. Ontem em Aqaba, um porto da Jordânia, treze pessoas morreram e 250 ficaram feridas após a explosão de uma cisterna contendo cloro. O acidente ocorreu depois de uma cisterna se ter soltado do guindaste que o carregava e ter caído e explodido no convés do navio, colocando os estivadores em fuga para escapar à nuvem tóxica.

O cloro, com diversas combinações moleculares, tem uma vasta utilidade industrial, o que pode resultar em produtos explosivos, tóxicos ou corrosivos. Conhecido por branquear celulose, desinfectar água, etc, na Primeira Guerra Mundial foi usado como arma química, por ser sufocante. Não é explosivo sem ser combinado, a não ser por estar sob pressão, foi o caso.

Penso que estão a reconhecer o tipo de cisterna em contentor, muito vulgar por cá com gás natural, adivinhem, esse sim combustível e explosivo. Muitos criticam a "trasfega" desde o Porto do Caniçal para a a Ribeira dos Socorridos, usando a via rápida, de milhares de cistenas/contentor com gás natural, arriscando durante todo o percurso quem vai na via. Não era para ser assim, estava previsto pela EEM (quando tinha o projecto em mãos) um pontão na Ribeira dos Socorridos ao lado dos Cimentos Madeira para descarregar diretamente para a Central da Vitória. Depois, enquanto João Cunha e Silva era Vice-Presidente, o projeto foi oferecido ao DDT Sousa. No modelo atual a despesa é maior, distribui pela escadinha de empresas do senhor Sousa. Navio, operações portuárias, camionagem, etc, e não é preciso comprar um navio cisterna, o bendito porta contentores serve. Menos duas despesas e mais risco.

A explosão deve-se à pressão, agora imaginem com um contentor cisterna de gás natural. É comparar:


Leitura sugerida: Dá-lhe Gás (5-3-2018 link)

Enviado por Denúncia Anónima.
Terça-feira, 28 de Junho de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira