Bagunceira no Quartel dos BVS


S ão tantos a mandar ou a querer mandar que não sabemos a quem pedir, é tanta bagunceira naquele quartel que ninguém sabe o que fazer. Para mandar tudo, para trabalhar nada. É contratado um oficial bombeiro, que nem deveria ter sido contratado. Tanto era o desejo dele entrar que nem tão pouco ligaram ao se podia ou não podia. Mas como havia necessidade de mais um elemento para mandar então fizeram-no. 

O grande problema disto tudo é que nem sabemos como será o seu ordenado pois não está tabelado. Mas afinal está no estatuto mas o mesmo ainda não saiu, nem está em vias de sair. Dinheiro para ele há mas para os outros o cofre está vazio.

É promovido duas vezes no mesmo ano. 15 anos numa corporação e só se consegue chegar a bombeiro de 2 classe. Cai nos BVS de paraquedas e da noite para o dia já é oficial bombeiro. 

Gosta de ser superior aos outros que até já se fala que será o próximo comandante... uma grande tempestade se avizinha... tantos a querer um único lugar... isto não irá correr bem. É uma chapada de luva branca a quem lhe estendeu a mão.

Não é tudo mau, com a entrada deste bombeiro, o 2.° Comandante só subiu pontos na consideração de todos, porque afinal existe alguém que consegue ser pior do que ele. Afinal existe alguém que consegue desmotivar todo o quartel, que consegue ter conflitos com todo o quartel e que irá conseguir passar por cima de tudo e todos para chegar onde ambiciona. 

É um gerador de conflitos. 

Ainda tivemos a esperança de que poderia vir a melhorar o ambiente naquela casa, mas parece que a partir do momento em que entrou, é sempre a descer e cada vez mais, estamos mais perto do fundo do poço. Já não há motivação para continuar.

Cheira a dinheiro naquela casa, mas ninguém lhe vê a cor, são mais 40 mil dados pela Câmara Municipal (...). Equipamento e fardamento de qualidade nada, quem quiser que compre. Estão à espera que o SRPC dê tudo, caso contrário não temos nada. Tudo dá certo numa casa errada.

É de louvar as vindas da inspeção de Bombeiros ao quartel, parece que tem melhorado qualquer coisa, continuem a vir que com toda a certeza irão descobrir mais ilegalidades. 

Fazem-se processos disciplinares a torto e a direito para aliviar o peso que têm nos ombros, que carregam já há muitos anos. Vingam-se nos bombeiros profissionais por coisas mínimas, abrindo processos de averiguação e resultando em processos disciplinares. 

Por outro lado, protege-se os voluntários, porque são eles que aguentam aquela casa e deixa-se fazer tudo o que querem, deixam-nos decidir se querem ir fazer o serviço ou não, se lhes dá jeito ou não e qual a melhor hora, deixam-nos faltar ao respeito à frente dos familiares dos doentes, permitem que estejam nas formaturas e ao serviço da população embriagados. 

Inspeção regional de bombeiros, isto é permitido ? 

Como são voluntários e podem abandonar o barco, nada lhes fazem, não são abertos processos de averiguação, nem há processos disciplinares… Mas vêm corrigir os profissionais, porque são eles que têm de dar o exemplo e ainda vêm com o discurso de que são todos bombeiros. São todos bombeiros, mas não são tratados todos da mesma maneira, e esquecem-se que qualquer bombeiro que lá trabalha pode, também, sair e mudar de profissão. Ninguém está preso a lado nenhum. Isto de espicaçar só os profissionais, poderá sair caro qualquer dia. Quando se trata o mau funcionário igual ao bom, o mau não melhora e o bom desmotiva. 

Sensibiliza-se nas formaturas o esforço financeiro que a Associação está a fazer para conseguir ter aquele quartel em pé, ouvindo-os falar até parece que estão num abismo sem dinheiro. 

Engraçado que para pagar o ordenado do 2° Comandante e de um oficial bombeiro já ninguém os ouve a chorar.

Aproxima-se o Natal e é nestas alturas que costumam vir os elogios que realçam o valor dos bombeiros, por isso vamos aproveitar enquanto dura, já que o resto do ano ninguém se lembra.

Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 30 de Dezembro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira