Obsolescência Programada


Q uando cada vez mais se legisla para que os produtos durem mais e possam ser consertados, mais parece que vamos em sentido oposto. Queremos combater a obsolescência programada e incentivar a produção de produtos mais duráveis e sustentáveis, mas a vontade esbate nas grandes empresas que enganam os clientes, sabendo à partida que conceberam bens que têm prazo de validade determinados por eles e não pelas condições de uso e zelo. Quem começou com a Obsolescência Programada foi a Apple, e foi assim que passamos a ter telemóveis que duram pelo tempo da bateria, pelo sistema operativo, ou até por pormenores de programação. Isto enriquece os mesmos e empobrece também os mesmos, se quisermos aderir à vida moderna é este o custo ... "pagar uma renda".

A obsolescência programada é uma estratégia de negócios, o fabricante, através de produtos projetados para terem uma vida útil limitada ou para se tornarem obsoletos de propósito após um certo tempo, pretendem rodar as vendas mais rápido, o mesmo cliente ter que gastar mais amiúde, porque avaria, por produtos com versões mais recentes, para gerar vendas contínuas e consequentemente os lucros das empresas. É uma desonestidade fabricar programado para avariar.

Vemos cada vez mais em todos os produtos, agora as luzes led vêm com os suportes embutidos, você cada vez menos vai mudar a lâmpada para mudar suporte e a lâmpada porque não se consegue substituir ou porque não há reposição à venda. Você que tem um carro tão "eletrónico" que já tem saudades do "analógico" porque não o levava tantas vezes à oficina, que tem de ser da marca, entra e não segue o conserto e depois confia na descrição da fatura. Muitas vezes ligam o carro ao computador, mexem e desapareceu a avaria sem mecânico. Acho esta estratégia ainda mais falsa com o cliente do que aquela dos fabricantes que deliberadamente usam materiais de baixa qualidade ou projetam componentes internos de maneira que eles se desgastem ou falhem após um certo período de tempo. Uma maneira de provocar obsolescência, se mesmo assim o produto durou, é a dos fabricantes interromperem o suporte técnico, peças de reposição e atualizações de software para produtos mais antigos, tornando-os menos funcionais com o tempo-

Até a fruta parece que adere, compra-se no supermercado e depois o ritmo de envelhecimento acelera em casa.

O que acham de tudo isto a meio da conversa? Já sei, só o PSD-M não tem obsolescência programada. Ele é fabricante de política!

Julgo que os vereadores toupeira na CMSC são uma obsolescência programada, dado que vão atrás do tacho onde houver e o partido pouco importa. O CDS Madeira é uma obsolescência programada, até os já de si interesseiros dirigentes do CDS acharem que mais vale garantir um bom vencimento com o PSD do que ir aturar o partido que deixaram em cacos. José Manuel Rodrigues é uma obsolescência programada, enquanto tinha "bateria nova" fez o que entendeu, mas depois não tem onde carregar, nem de powerbank, porque basicamente não tem números eleitorais frescos.

Não acham que este tempo de festas, arraiais, pessoas de sucesso, anúncios desejados, populismo, números e estatísticas, boas notícias, aumentos de vencimento, vínculos laborais, promessas, subsídios, etc, não têm obsolescência programada para 24 de setembro? Depois virão os aumentos para pagar dívidas através de impostos, que ninguém percebeu bem o que disseram porque tem um "mas", virão as jaulas e as douradas, a Estrada das Ginjas, a Praia Formosa, os verdadeiros números da emigração, da droga e do crime, para quem vão ser as casas a custos controlados, etc ...

Trata-se de obsolescência programada porque a essência destes políticos fá-los esquecerem-se da ideologia dos partidos. O único critério de escolha partidária é o tacho, a subsistência quando não conseguem exercer profissão na vida real, ou estão na condição de "peões" de alguns interesses   obscuros. O cidadão anónimo que luta pela vida, muitas vezes com "sangue, suor e lágrimas" deve abrir os olhos e não se deixar enganar pelas estratégias dos partidos antes das eleições

Fujam das ilusões a fim de que, pós eleições, não se sintam usados , tendo como futuro permanecer na mesma luta diária , contribuindo como pagador das ambições de políticos sem escrúpulos. Parem de dar razão a quem não tem com o vosso alheamento, que tudo deixa passar, e de legitimar com o voto que é pessoal e secreto.

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 30 de agosto de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira