É provável que já estejam a usar os dados que foram roubados

 

Boa noite a todos.

A cho que já começaram a usar os nossos dados pessoais subtraídos do Sesaram. Ou então há muita coincidência. O que lhes dá mais jeito é o número de telefone, nunca tive problemas de SMSs com links manhosos e de há uma semana para cá, com números diferentes (origem) estão a chegar, um do BCP, outro dos correios, um desconheço a origem. É com aquele phishing por link em mensagens SMS, para levar a uma página da web falsa. Não mudam a tática, afirmam uma urgência para agir rapidamente sem pensar.

Estive a investigar para que serve uma dessas páginas falsa de forma cuidada e pedem para inserir informações confidenciais, o problema é que já têm umas minhas que conferem. Envio o link, mas peço ao CM que não publique, só quero por as pessoas avisadas do que já está a suceder. Não se esqueçam que esta gente, com vontade fraudulenta, pretendem dados suficientes para o roubo de identidade, fraude financeira ou acesso não autorizado a contas online.

Nos dias de hoje e com aquilo que nos aconteceu, aconselho que sejam desconfiados de tudo para evitar extorsões. Não cliquem em links das mensagens de SMS aparentemente familiares, mas de remetentes desconhecidos ou que pareçam suspeitos. Cuide da sua lista telefónica e vá bloqueando esses números. É importante manter os softwares atualizados, o que mais atualizam é a segurança porque os hackers estão sempre inventando novas táticas.

Não ouvi, até hoje, qualquer pedido de desculpas do Sesaram por permitir esta devassa. Acho que também temos o direito de saber de tudo o que foi roubado, mais uma vez é a lei da rolha e só gente a branquear a situação. Estou preocupado, não me aconteceu nada mas estou receoso.

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 29 de agosto de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira