Reflexão para a SRECT: uns são filhos, outros são enteados.


Reflexão para a Secretaria de Educação da Região Autónoma da Madeira.

A s escolas de 1º ciclo do ensino básico, da rede de ensino publico, estão a solicitar o IBAN aos encarregados de educação para receberem um apoio para a aquisição dos manuais escolares. Será depositado na conta do encarregado de educação o valor de capa dos manuais obrigatórios estabelecidos pela escola. Para os alunos que frequentam o 1º ciclo no ensino privado por opção, é verdade, isso já não acontece. Apesar da rede de ensino privado ter de cumprir as mesmas regras e calendário escolar estabelecido pela Secretaria de Educação, estes alunos não são merecedores de tal apoio. Para confirmar a informação basta ligar para as secretarias das escolas da rede pública ou até mesmo para a secretaria de educação.

Nos ciclos seguintes do ensino publico, está a ser implementado a atribuição de meios digitais e manuais digitais, tudo sem encargos para as famílias e bem, no ensino privado esses alunos não são merecedores de tal implementação. Manuais Digitais (https://md.madeira.gov.pt/)

Da mesma forma que os alunos do ensino publico se sentiram penalizados, quando o Município do Funchal decidiu diferenciar o ensino público do ensino privado na questão de atribuição de apoio escolar, os alunos do ensino privado estão a ser muito penalizados nas questões dos manuais escolares, sejam eles digitais ou em papel.  Manuais Escolares (https://funchalapoia.funchal.pt/manuaisescolares)

Pergunto porque não apoiar de igual forma seja frequentador das escolas da rede pública ou da rede privada? 

A rede de ensino privada é uma maior valia para as famílias que trabalham fora do seu concelho de residência, no Município do Funchal a colocação na rede privada é grande e a maioria dos alunos pertencem a famílias da classe média que tem sido penalizada constantemente. 

A minha opinião é que na educação, o apoio atribuído para os alunos fora da rede ASE (Ação Social Educativa) deveria ser igual para todos e por escalão de abono família 1, 2, 3, 4 ou 5 (para não duplicar apoios), seja aluno frequentador de rede de ensino público ou privado. Porque são estas crianças e estes jovens que irão continuar o nosso legado.

Bem Haja…

Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 29 de Junho de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira